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https://hdl.handle.net/1822/85665
Título: | Linguagem oral e literacia emergente em crianças do pré-escolar: avaliação e intervenção numa abordagem inclusiva |
Outro(s) título(s): | Oral language and early literacy in preschool children: assessment and intervention in an inclusive approach |
Autor(es): | Sapage, Sara Pereira |
Orientador(es): | Cruz-Santos, Anabela Abreu, Pascale Engel de |
Palavras-chave: | Intervenção Linguagem Literacia emergente Pré-escolar Rastreio Early literacy Intervention Language Preschool Screening |
Data: | 3-Jul-2023 |
Resumo(s): | A linguagem oral e a literacia emergente são precursoras e desenvolvem-se antes do início da
aprendizagem formal da leitura e da escrita. Estas competências são importantes para o desenvolvimento
global da criança e para o seu sucesso académico. Deste modo, foram desenvolvidos estudos que
pretendem conhecer as competências, identificar o risco e intervir precoce e eficazmente junto das
crianças em idade pré-escolar. No estudo 1, procedeu-se à construção, validação e aferição do Rastreio
de Literacia Emergente Pré-Escolar (RaLEPE®
) para Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores
e Madeira. O RaLEPE®
tem cinco domínios, linguagem oral (compreensão e produção), metalinguagem,
letras e livros, e apresentou bons níveis de consistência interna e de validade de construto. O estudo
normativo, com uma amostra de 2206 crianças, demonstra que o RaLEPE® permite identificar diferenças
ao nível de competências de literacia emergente entre crianças com e sem dificuldades. O estudo 2 é
constituído pela construção, implementação e avaliação da eficácia do Programa de Intervenção em
Linguagem Oral e Literacia Emergente Pré-Escolar (PILLAR). O PILLAR foi construído com o intuito de
desenvolver os pilares para a literacia através da promoção da Consciência Fonológica, Narrativa Oral,
Vocabulário, Escrita Inventada e Letras. O programa de intervenção é constituído por 15 sessões e pode
ser implementado numa modalidade presencial ou online. No estudo piloto, as crianças reportaram bons
níveis de aceitabilidade, motivação e interesse nas atividades do programa. O estudo de eficácia revelou
que o PILLAR apresenta efeitos positivos, com tamanho elevado a muito elevado, ao nível da consciência
fonológica e conhecimento de letras. Cada um dos estudos que se apresentam têm pertinência e
relevância, individuais e combinadas, para a investigação sobre o desenvolvimento das crianças em idade
pré-escolar, bem como para a prática educacional e clínica. Este trabalho de investigação contribui para
o conhecimento do desenvolvimento das crianças de idade pré-escolar de modo a perspetivar uma
identificação e intervenção precoce numa abordagem inclusiva, especialmente ao nível da linguagem
oral e literacia emergente. Oral language and early literacy are precursors and develop before formal learning of reading and writing begins. These skills are important for the child's overall development and academic success. Studies have therefore been developed to understand the skills, identify the risk and intervene early and effectively with preschool children. In study 1, the Preschool Early Literacy Screening Tool (Rastreio de Literacia Emergente Pré-escolar; RaLEPE® ) was constructed, validated and measured for mainland Portugal and the Autonomous Regions of Azores and Madeira. The RaLEPE® has five domains, oral language (comprehension and production), metalanguage, letters and books, and showed good levels of internal consistency and construct validity. The normative study, with a sample of 2206 children, shows that RaLEPE® allows the identification of differences in early literacy skills between children with and without difficulties. Study 2 consists of the development, implementation, and assessment of the effectiveness of the Preschool Oral Language and Early Literacy Intervention Program (PILLAR). PILLAR was developed with the purpose of developing the pillars for literacy through the promotion of Phonological Awareness, Oral Narrative, Vocabulary, Invented Writing, and Letters. The intervention program consists of 15 sessions and can be implemented in a face-to-face or online modality. In the pilot study, children reported good levels of acceptability, motivation, and interest in the program activities. The efficacy study showed that PILLAR has positive and high to very high effects on phonological awareness and letter knowledge. Each of the studies that are presented have individual and combined relevance and pertinence for research on the development of preschool children, as well as for educational and clinical practice. This research contributes to the knowledge of preschool children's development in order to foresee early identification and intervention in an inclusive approach, especially at the level of oral language and early literacy. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade de Educação Especial) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85665 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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