Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85662

TítuloO papel do email marketing em empresas B2B: o caso da empresa Finoa
Autor(es)Vilela, Maria Rui
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Palavras-chaveEmail marketing
Marketing digital
Marketing B2B
Marketing digital B2B
Data19-Jul-2023
Resumo(s)Este relatório tem por base a experiência de estágio realizado na empresa Finoa de 15 de setembro de 2022 a 14 de março de 2023 e apresenta um estudo sobre o papel do email marketing nas empresas B2B, com foco na start-up alemã. O principal objetivo desta investigação foi desenvolver um plano de alterações da atual estratégia de email marketing da empresa. O estudo foi conduzido utilizando uma metodologia de investigação mista, envolvendo uma análise qualitativa a entrevistas com os membros do departamento de marketing da empresa e uma análise dos resultados das campanhas de email enviadas anteriormente. Os resultados desta investigação fornecem informações relevantes sobre a importância e os desafios do email marketing para empresas B2B, como é o caso da Finoa, bem como as estratégias e táticas que podem ser utilizadas para melhorar a sua eficácia. Os resultados sugerem que uma estratégia de email marketing bem direcionada pode ser uma forma eficaz de alcançar e envolver os clientes B2B, mas que deve ser dada uma atenção cuidadosa a fatores tais como o fornecimento de conteúdo relevante, as normas legais e uma correta segmentação. Este estudo fornece recomendações práticas para melhorar a estratégia de email marketing da Finoa, bem como perceções mais gerais sobre o papel do email marketing nas empresas B2B.
This report is based on the internship experience conducted at the company Finoa from September 15, 2022 to March 14, 2023 and presents a study on the role of email marketing in B2B companies, with a focus on the german startup. The main objective of this research was to develop a plan of alterations to the company's current email marketing strategy. The study was conducted using a mixed research methodology, involving a qualitative analysis of interviews with members of the company's marketing department and an analysis of the results to previous email marketing campaigns. The results of this research provide relevant information about the importance and challenges of email marketing for B2B companies like Finoa, as well as strategies and tactics that can be used to improve the effectiveness of this strategy. The results suggest that a well-targeted email marketing strategy can be an effective way to reach and engage B2B customers, but that careful attention must be paid to factors such as providing relevant content, legal standards, and proper segmentation. This study provides practical recommendations for improving Finoa's email marketing strategy, as well as more general insights into the role of email marketing in B2B companies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85662
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Rui de Castro Veloso Lage Vilela.pdfRelatório de Estágio2,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID