Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/8560
Título: | Uso da internet na formação de base de professores : uma proposta de plataforma de suporte a actividades de aprendizagem |
Autor(es): | Oliveira, Lia Raquel Blanco, Elías |
Data: | 12-Jan-2009 |
Citação: | “Elo Especial” (2003) 67-81. |
Resumo(s): | A universidade, produtora de conhecimento e formadora de recursos humanos, tem um papel determinante na construção da sociedade do conhecimento. Precisa, portanto, de reflectir sobre as suas práticas pedagógicas e didácticas e de mudar. Esta mudança passa, pensamos, pela utilização da Internet enquanto recurso didáctico para suportar as actividades lectivas. Isto significa que é necessário não apenas transpor materiais de estudo para a rede mas também e sobretudo desenvolver ambientes e metodologias que possam permitir aprendizagens significativas. No âmbito de uma investigação-desenvolvimento em curso, foi criado um protótipo de web site (base de dados dinâmica, interactiva e multimédia) cuja intenção é suportar qualquer conteúdo de ensino-aprendizagem na universidade. Destina-se a flexibilizar espácio-temporalmente as aulas presenciais oferecendo um ambiente virtual de aula baseado em “boas práticas” pedagógicas que se podem traduzir por partilha e construção colaborativa de conhecimento. Apresenta-se aqui o modelo (resumidamente) usado e avaliado por estudantes de licenciaturas em ensino e coloca-se à discussão a interface adoptada para uso dos estudantes. Pensamos que a originalidade do trabalho reside nas opções conceptuais que traduzem uma discussão pedagógico-didáctica que implica preocupações estéticas, retóricas e semióticas. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8560 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Revista_ELO_02.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |