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https://hdl.handle.net/1822/85383
Título: | Desenvolver competências de ensinar a cooperar: o contributo da formação de professores do 1.º Ciclo |
Autor(es): | Coelho da Silva, José Luís |
Palavras-chave: | Aprendizagem cooperativa Estudo do meio Formação de professores Investigação educacional |
Data: | 2019 |
Editora: | Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarém |
Citação: | Coelho da Silva, J. L. (2019). Desenvolver competências de ensinar a cooperar: o contributo da formação de professores do 1.º Ciclo. In B. Cavadas, E. Linhares, M. C. Martins, M. Correia, N. Mestrinho, N. Branco, R. Santos, & S. Colaço (Orgs.), Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 (pp. 183-187). Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação. |
Resumo(s): | A natureza reflexiva e investigativa define a Prática de Ensino Supervisionada/Estágio dos mestrados em ensino da Universidade do Minho, que se operacionaliza através da idealização, implementação e avaliação de um projeto de investigação supervisionada. Na formação inicial de professores do 1.º ciclo e em Estudo do Meio, a relevância da aprendizagem cooperativa é um objeto de estudo recorrente. Pretendendo-se compreender o contributo da supervisão no desenvolvimento das competências de ensinar a cooperar, efetuou-se a análise do relato das práticas pedagógicas focalizadas na operacionalização da aprendizagem cooperativa e registadas em oito relatórios da Prática de Ensino Supervisionada/Estágio. Procedeu-se à caracterização das práticas de aprendizagem cooperativa implementadas, à identificação do enfoque da reflexão nas opções pedagógicas adotadas e à caracterização da reflexão sobre o valor educativo do projeto de investigação supervisionada. Os relatos das práticas de ensino supervisionadas mostram a conceção e implementação de práticas de aprendizagem cooperativa diversificadas. A reflexão produzida direciona-se mais para o valor da prática implementada do que para a fundamentação das decisões pedagógicas tomadas. Estes resultados despoletam um conjunto de questões que se consubstanciam como desafios a considerar na idealização e implementação de práticas pedagógicas consistentes com os princípios da aprendizagem cooperativa e no incremento da capacidade de reflexão. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85383 |
ISBN: | 978-989-54541-0-5 |
Versão da editora: | http://hdl.handle.net/10400.15/3339 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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