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https://hdl.handle.net/1822/85341
Título: | The effects of decentralisation on educational outcomes: the portuguese municipalities’ case |
Outro(s) título(s): | Os efeitos da descentralização nos resultados educativos: o caso dos municípios portugueses |
Autor(es): | Azevedo, Beatriz Costa |
Orientador(es): | Veiga, Linda Gonçalves Cerejeira, João |
Palavras-chave: | Contratos Descentralização Educação Municípios portugueses Contracts Decentralisation Education Portuguese municipalities |
Data: | 30-Jun-2023 |
Resumo(s): | Nas últimas décadas, Portugal experienciou uma progressiva descentralização das funções do governo
central, sendo a educação um dos setores mais descentralizados. Estudos anteriores concluíram que
esta crescente atribuição de poderes apresenta vários impactos, por vezes contraditórios, apesar de não
ter sido realizada nenhuma análise semelhante para o caso de Portugal. Assim, o principal objetivo
desta dissertação prende-se com a avaliação dos impactos da descentralização nos resultados educa cionais dos municípios Portugueses, focando-se nos contratos de execução assinados em 2009 e em
2015. Este trabalho assenta na construção de uma base de dados nova, com informação sobre os 278
municipíos do Continente para o período entre 2004 e 2019. A estimação de um modelo base e de um
modelo flexível, usando o método das diferenças-em-diferenças, demonstrou que os efeitos destas novas
responsabilidades na qualidade e no acesso à educação foram pouco expressivos, não existindo variações
significativas ao longo dos anos. Contudo, a extensão para um enquadramento com múltiplos períodos de
tratamento permitiu a diferenciação dos municípios descentralizados de acordo com o primeiro ano em
que seria esperado experienciarem efeitos. Os resultados obtidos após esta consideração demonstraram
que a descentralização melhorou as taxas de retenção e de escolarização, sobretudo ao nível do ensino
básico. Vários testes foram aplicados para garantir a robustez dos resultados. A abordagem empírica
escolhida e as particularidades do processo de descentralização em Portugal podem ajudar a explicar os
resultados obtidos. Over the last decades, Portugal has experienced a progressive decentralisation of central government functions, education being one of the most decentralised sectors. Previous studies have found that this increased attribution of powers presents various and, sometimes, contradictory impacts, even though no similar analysis was performed for Portugal. Therefore, the main goal of this dissertation is to assess the impacts of decentralisation on the educational outcomes of Portuguese municipalities, focusing on the execution contracts signed in 2009 and 2015. This research relies on a newly built database, en compassing information on the 278 mainland municipalities from 2004 to 2019. Estimating baseline and flexible models using a difference-in-differences approach indicates that the new responsibilities pro moted little changes in education access and quality, not existing significant variations throughout the years. Nonetheless, the extension to a multiple time periods framework allowed the differentiation of de centralised municipalities according to the expected starting year of effects. The results obtained after this consideration suggest that decentralisation improved retention and schooling rates, especially at the basic education level. Several tests were applied to prove the robustness of the results. The empirical methodology followed and the particularities of the decentralisation process in Portugal may help explain the results obtained. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economics |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85341 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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