Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/85325
Título: | Migração cultural e formação da identidade: o cenário dos concertos brasileiros em Braga |
Outro(s) título(s): | Cultural migration and identity formation: the scenario of Brazilian concerts in Braga |
Autor(es): | Gonçalves, Rafaela Sanches |
Orientador(es): | Rabot, Jean-Martin |
Palavras-chave: | Concertos Consumo cultural Identidade Migração cultural Música brasileira Concerts Cultural consumption Identity Cultural migration Brazilian music |
Data: | 20-Abr-2021 |
Resumo(s): | Este trabalho estuda a recepção da música brasileira em Portugal com o objetivo de
compreender os fatores que possibilitaram um crescimento do consumo deste tipo de música
no país. Com uma pesquisa feita a partir de concertos de música brasileira realizados em
Braga de 2015 a 2019, procurou-se compreender quais fatores e sujeitos influenciam o
público no processo de consumo de música, além de identificar as formas de circulação
dessa, como concertos e também novas formas de consumo, por streaming. Os métodos
utilizados para este estudo foram eminentemente qualitativos, recorrendo-se principalmente
à observação participante e à realização de entrevistas. Foi importante para o presente
trabalho definir o conceito de identidade e entender como a sua formação, principalmente no
contexto cultural, se dá no cenário da pós-modernidade, percorrendo seus dilemas e suas
consequências no mundo globalizado. This dissertation studies the reception of Brazilian music in Portugal with the objective of understanding the factors that made possible an increase in the consumption of this type of music in the country. With a research made from Brazilian music concerts held in Braga from 2015 to 2019, it sought to understand which factors and subjects influence the public in the music consumption process, in addition to identifying its forms of consumption, such as concerts and also new forms of consumption, through streaming. The methods used for this study were eminently qualitative, using mainly participant observation and interviews. It was important for the present work to define the concept of identity and understand how its formation, especially in the cultural context, takes place in the post-modernity scenario, covering its dilemmas and its consequences in the globalized world. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85325 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafaela Sanches Goncalves.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons