Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/853

TitleAlguns aspectos de Guimarães no tempo de D. Manuel (1498)
Author(s)Sá, Alberto
KeywordsGuimarães
Espaço urbano
Idade Média
Ruas
Tombo das Capelas
Issue date2001
CitationCONGRESSO HISTÓRICO DE GUIMARÃES, 3, Guimarães, Out. 2001. - “D. Manuel e a sua época : actas”. [S.l. : s.n.], 2001.
Abstract(s)A presente comunicação é resultante da investigação elaborada no âmbito de uma candidatura a grau de Mestre em História e Culturas Medievais da Universidade do Minho. O estudo insere-se numa linha historiográfica privilegiadora dos espaços e dos homens como elementos simbióticos de um núcleo habitacional, Guimarães, no ano concreto de 1498, data da elaboração da fonte que permitiu o nosso estudo. Com efeito, utilizámos como fonte primordial um documento produzido sob a égide de D. Manuel I, que, em termos concretos, fez promover o levantamento da propriedade vinculada, quer das instituições de assistência, quer das capelas e morgadios, a nível do Reino, bem como a “identificação” das pessoas ligadas aos bens patrimoniais, constituindo o resultado de um conjunto de medidas em torno da Reforma da Assistência em Portugal. Sabendo que o tipo de análise decorrente será sempre sincrónica, tal não impede um olhar sobre a vila de Guimarães naquele período concreto, incidindo preferencialmente o nosso olhar sobre o espaço intramuros e arrabaldes, estabelecendo a rua como elemento essencial da paisagem urbana onde incidiremos a atenção. Embora sem uma alusão directa quanto à caracterização dos grupos sociais que compunham a então vila de Guimarães, as informação contidas na fonte de estudo permitem, entretanto, elaborar um esboço representativo de parte das gentes que viviam naquele tempo, suas ocupações, seus interesses, suas zonas de incidência económica.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/853
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
albertosa_IIICongGMR.pdf202,81 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID