Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85293

TítuloEnsino de Chinês a alunos de 2º e 3º Ciclo no Instituto Confúcio da Universidade do Minho: algumas reflexões teórico-práticas
Outro(s) título(s)Teaching Chinese to students in the 2nd and 3rd Cycles at the Confucius Institute of the University of Minho: some theoretical-practical reflections
米尼奥大学孔子学院中学生汉语教学:一些理论与实践的思考
Autor(es)Yu Yanping
Orientador(es)Martins, João Marcelo Mesquita
Palavras-chaveTeoria das Inteligências Múltiplas
Ensino de mandarim
Jogos pedagógico
Pedagogical games
Teaching mandarin
Theory of Multiple Intelligences
汉语教学
多元智慧理论
课堂游戏
Data26-Jun-2023
Resumo(s)Com o rápido desenvolvimento da economia e da tecnologia, tendo-se tornado na segunda maior economia do mundo, a China tem uma influência global cada vez maior. Tal levou a uma grande procura da aprendizagem de mandarim em vários países. Portugal é um dos desses países. Nos últimos anos, o número de portugueses com interesse em aprender mandarim tem vindo a aumentar. Cada vez mais, as escolas básicas e secundárias cooperam com os Institutos Confúcio para estabelecer parcerias no que diz respeito à lecionação de mandarim. O presente relatório tem como objetivo relatar a minha experiência profissional, tecendo reflexões sobre o período de estágio que realizei, em colaboração com o Instituto Confúcio da Universidade do Minho, entre fevereiro e julho de 2022, no âmbito do ensino de mandarim. Os meus alunos pertencem ao projeto “Ensino de Chinês nas Escolas” de ICUM, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Este relatório aborda principalmente o papel do professor em geral, o uso das inteligências múltiplas no ensino de mandarim, a importância de aplicar jogos pedagógicos no ensino básico e as dificuldades encontradas durante o estágio, ao nível do ensino e ao nível de aprendizagem de mandarim dos alunos e respetivas resoluções.
With the rapid development of the economy and technology. China has become the second largest economy in the world, increasing its influence globally. As a result, there has been a surge in Mandarin language learning in many countries, including Portugal. In recent years, more and more Portuguese people have been seeking to learn Mandarin, and primary and secondary schools have been partnering with Confucius Institutes to establish Mandarin courses. This report aims to summarize my professional experience, observations, and reflections during my internship teaching Mandarin in collaboration with the Confucius Institute of the University of Minho, which took place between February and July 2022. My students were between the ages of 10 and 12 and were part of the ICUM’s “Teaching Chinese at School” project. The report covers the general role of the teacher, the use of multiple intelligences in teaching Mandarin, the importance of incorporating pedagogical games in basic education, and the challenges I encountered during the internship in teaching Mandarin and how I resolved them.
随着中国经济和科技的飞速发展,作为全球第二大经济体,其对世界的影响力越 来越大,许多国家都出现了学习汉语的热潮。葡萄牙也不例外,近年来学习汉语的葡 萄牙人人数呈上升趋势,越来越多的中小学校开始与孔子学院合作开设汉语课程。 本实习报告旨在整理本人在 2022 年 2 月至 7 月作为葡萄牙米尼奥大学孔子学院实 习教师期间的工作经历及心得体会。我的教学对象是孔子学院“汉语课堂”项目 10 至 12 岁的葡萄牙中学生。本实习报告主要探讨了教师的角色,多元智慧理论在对外汉 语教学中的应用,课堂游戏在基础教育阶段的重要性,本人汉语教学及学生汉语习得 过程中遇到的困难和相关的解决方法。
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85293
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Yu Yanping.pdfDissertação de Mestrado4,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID