Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85252

TítuloAvaliação da participação comunicativa: um estudo com crianças portuguesas com perturbações da comunicação dos 3 aos 10 anos
Outro(s) título(s)Communicative participation assessment: a study of Portuguese children with communication disorders from 3 to 10 years of age
Autor(es)Costa, Diana Cristina Fernandes da
Orientador(es)Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveAvaliação
FOCUS-34
Intervenção
Participação comunicativa
Perturbações da comunicação
Assessment
Communication disorders
Communicative participation
Intervention
Data22-Jun-2023
Resumo(s)A participação comunicativa é um dos resultados a ser estimado no processo de avaliação, intervenção e monitorização junto de crianças com perturbações da comunicação (PC), considerando os enquadramentos concetuais, legislativos e as práticas baseadas na evidência. O instrumento Focus on the Outcomes of Communication Under Six (FOCUS) é um inventário parental que se destina a avaliar e a medir resultados na participação comunicativa. O Estudo I consistiu na tradução, adaptação e validação do FOCUS-34 para Portugal e sua aplicação a crianças com PC (N = 206). Pela análise descritiva, inferencial e correlacional, o FOCUS-34 Portugal demonstra adequadas qualidades psicométricas de fiabilidade e validade estrutural. Nas crianças em idade pré-escolar são encontradas diferenças estatisticamente significativas na participação comunicativa em função do nível atribuído pelo Sistema de Classificação da Comunicação (CFCS), da idade e do diagnóstico. Nas crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) são encontradas diferenças na participação comunicativa em função do nível atribuído pelo CFCS, do diagnóstico e das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. No estudo II (N = 168) pretendeu-se verificar a responsividade do FOCUS-34 Portugal após as crianças usufruírem de um período de intervenção (3 a 6 meses). O FOCUS-34 Portugal- 2.ª Aplicação e o FOCUS-34 Portugal Mudança revelam adequados índices de fiabilidade. No grupo de crianças em idade pré-escolar são encontradas mudanças estatisticamente significativas para os subgrupos formados em função das variáveis em estudo, com tamanhos de efeito médios a elevados, indicando que o FOCUS-34 Portugal consegue detetar mudanças na participação comunicativa, independentemente das variáveis ambientais e/ou pessoais inerentes a cada criança. No grupo de crianças do 1.º CEB, apenas alguns subgrupos demonstram mudanças estatisticamente significativas, indicando fragilidades na responsividade do FOCUS-34 Portugal. Os resultados encontrados contribuem para um aumento do conhecimento sobre a participação comunicativa das crianças com PC e variáveis que a influenciam. A obtenção de resultados sobre a participação comunicativa com recurso a inventários parentais revela-se uma mais-valia, não só na avaliação inicial, como também na análise do efeito da intervenção. Espera-se que o desenvolvimento e validação de um instrumento de medida de resultados compreensivo e funcional, como o FOCUS-34 Portugal, contribua para uma melhoria das práticas junto de crianças com PC e suas famílias, em complemento com a utilização de outros instrumentos.
Communicative participation is one of the outcomes to be estimated in the assessment, intervention and monitoring process with children with communication disorders (CD), considering the conceptual and legislative frameworks and evidence-based practices. The Focus on the Outcomes of Communication Under Six (FOCUS) instrument is a parental report designed to assess and measure outcomes in communicative participation. Study I consisted in the translation, adaptation and validation of the FOCUS-34 for Portugal and its application to children with CD (N = 206). By descriptive, inferential and correlational analysis, the FOCUS-34 Portugal demonstrates adequate psychometric qualities of reliability and structural validity. Statistically significant differences in communicative participation were found among preschool children according to the level assigned by the Communication Function Classification System (CFCS), age and diagnosis. In elementary school children, differences in communicative participation are found according to the level assigned by the CFCS, diagnosis, and actions to support learning and inclusion. Study II (N = 168) aimed to verify the responsiveness of the FOCUS-34 Portugal after children had an intervention period (3 to 6 months). The FOCUS-34 Portugal Time 2 and the FOCUS-34 Portugal- Change Score showed adequate reliability indices. In the preschool children's group, statistically significant changes were found for the subgroups formed according to the variables under study, with medium to high effect sizes, indicating that the FOCUS-34 Portugal is able to detect changes in communicative participation, regardless of environmental and/or personal variables inherent to each child. In the group of elementary school children, only a few subgroups show statistically significant changes, indicating weaknesses in the responsiveness of the FOCUS-34 Portugal. The results found contribute to an increase in knowledge about the communicative participation of children with CD and variables that influence it. Obtaining results on communicative participation using parental reports is an added value, not only in the initial assessment, but also in the analysis of the effect of the intervention. It is expected that the development and validation of a comprehensive and functional outcome measure, such as the FOCUS-34 Portugal, will contribute to an improvement of the practices with children with CD and their families, complementing the use of other instruments.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade de Educação Especial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85252
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diana Cristina Fernandes da Costa.pdfTese de doutoramento6,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID