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https://hdl.handle.net/1822/85226
Título: | Para uma mudança acontecimental |
Autor(es): | Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Inovação Acontecimento Políticas curriculares |
Data: | 1-Set-2019 |
Editora: | De Facto Editores |
Citação: | Pacheco, J. A. (2019). Para uma mudança acontecimental. In J. C. Morgado, I. C. Viana & J. A. Pacheco (Org.), Currículo, inovação e flexibilização (pp. 49-75). Santo Tirso: De facto Editores. |
Resumo(s): | Vivem-se momentos de uma extraordinária afirmação da inovação como estratégia de mudança para uma sociedade marcada pelo novo em constante alteração, acentuada, cada vez mais, pelas denominações pós, aplicáveis às inúmeras tarefas que é suposto serem realizadas pelos indivíduos em sociedade. A legitimação de uma narrativa de mudança refletida em práticas de inovação pode ser discutida através da noção de acontecimento, traduzindo uma rutura e distanciando-se de uma mudança que estabelece uma dada ordem, fundamentada no comum que tece a realidade das instituições, caso das escolas. Pela análise dos projetos-piloto de inovação pedagógica e do projeto de autonomia e flexibilidade curricular, definidos pelas políticas curriculares, a partir de 2017, em Portugal, é apresentado um modelo de uma mudança como acontecimento, de modo que seja possível discutir criticamente esta questão nuclear: Em que medida a inovação curricular, incluindo a dimensão pedagógica das novas formas de aprender e ensinar, contribui quer para a melhoria das aprendizagens, quer para a excelência de resultados? |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85226 |
ISBN: | 9789898557940 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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