Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85197

TítuloA importância do mentoring através do uso da tecnologia em alunos de viola d'arco
Outro(s) título(s)The importance of mentoring through the use of technology in viola students
Autor(es)Coutinho, Marisa Alexandra Monteiro da Cunha
Orientador(es)Stasto, Mateusz Filip
Palavras-chaveAprendizagem
Mentoring
Motivação
Tecnologia
Viola d’arco
Learning
Motivation
Tenchnology
Viola
Data27-Jul-2022
Resumo(s)O presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada no ano letivo 2021/2022, no Conservatório de Música de Águeda, nos Grupos de Recrutamento M23 – Viola d’arco, e M32 – Música de Conjunto. A temática da Intervenção Pedagógica incide sobre a importância do mentoring na aprendizagem e desenvolvimento performativo dos alunos viola d’arco, de que forma influencia a prática instrumental e o nível de motivação dos mesmos. Através do uso da tecnologia, com os aplicativos Whatsapp e Study With, pretende-se analisar o nível de interesse dos alunos sobre a sua utilização. Como objetivos procura-se (1) identificar o contributo do mentoring na aprendizagem dos alunos, (2) perceber se a aplicação do mentoring compromete o estudo de viola d’arco e motiva os alunos, (3) avaliar o interesse dos alunos sobre o uso da tecnologia e (4) perceber o ponto de vista dos alunos e professores de viola d’arco do Conservatório de Música de Águeda acerca da inclusão do mentoring no ensino da música. No âmbito desses objetivos, foram implementadas sessões individuais de mentoring online a três alunos de viola d’arco, pertencentes a diferentes níveis de ensino (1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo) durante os meses de março a maio de 2022. Além destas sessões foi realizado o mentoring keep in simulating the success através do Whatsapp, consistindo no envio de mensagens de motivação e inspiração para os alunos em momentos importantes para estes. Por último, os alunos teriam de utilizar o aplicativo Study With para registarem o seu tempo de estudo. A Intervenção Pedagógica, com carater metodológico de investigação-ação, foi avaliada através de três inquéritos por questionários: o primeiro realizado a todos os alunos de viola d’arco do Conservatório de Música de Águeda, por forma a obterem-se dados reais acerca da motivação e da organização do tempo de estudo destes; o segundo realizado aos intervenientes no processo de mentoring; e o terceiro realizado aos professores de viola d’arco do Conservatório de Música de Águeda. Por outro lado, foram realizadas gravações em formato áudio. Após a implementação do mentoring, constatou-se que os alunos estiveram mais envolvidos no estudo de instrumento, evoluíram a sua performance e os seus níveis de motivação foram elevados.
This report is prepared within the scope of the Professional Internship of the Master in Music Teaching at the University of Minho and reflects the Pedagogical Intervention carried out in the academic year 2021/2022, at the Conservatory of Music of Águeda, in the Recruitment Groups M23 - Viola, and M32 – Ensemble Music. The theme of Pedagogical Intervention focuses on the importance of mentoring in the learning and performative development of viola students, how it influences their instrumental practice and their level of motivation. Through the use of technology, with the Whatsapp and Study With applications, it is intended to analyze the level of students' interest in its use. As objectives we seek to (1) identify the contribution of mentoring to student learning, (2) understand whether the application of mentoring compromises the study of viola and motivates students, (3) assess students' interest in the use of technology and (4) understand the point of view of students and teachers of viola from the Conservatory of Music of Águeda about the inclusion of mentoring in music teaching. Within the scope of these objectives, individual online mentoring sessions were implemented for three viola students, belonging to different levels of education (1st cycle, 2nd cycle and 3rd cycle) during the months of March to May 2022. In addition to these sessions mentoring keep in simulating the success was carried out via Whatsapp, consisting of sending messages of motivation and inspiration to students at important moments for them. Finally, students would have to use the Study With app to record their study time. The Pedagogical Intervention, with an action-research methodological character, was evaluated through three questionnaire surveys: the first carried out to all viola students at the Águeda Music Conservatory, in order to obtain real data about the motivation and organization of their study time; the second carried out to those involved in the mentoring process; and the third carried out to the viola teachers of the Águeda Music Conservatory. On the other hand, recordings were made in audio format. After the implementation of mentoring, it was found that students were more involved in the study of the instrument, their performance evolved and their levels of motivation were high.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85197
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marisa Alexandra Monteiro da Cunha Coutinho.pdfDissertação de Mestrado4,45 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID