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dc.contributor.advisorDuarte Melo, Anapor
dc.contributor.authorGomes, Yone Macedopor
dc.date.accessioned2023-06-16T09:53:13Z-
dc.date.available2023-06-16T09:53:13Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.date.submitted2023-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85054-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Culturapor
dc.description.abstractO presente estudo ergue-se num momento oportuno, em que a comunicação organizacional assume um papel de relevância para a manutenção e fortalecimento das diversas áreas de negócios, e não só. As alterações culturais presentes nas empresas de comunicação, pós-pandemia do covid-19, demonstram que o setor de atividade está a mudar e a contribuir para o desenvolvimento de novas áreas de conhecimento. As teorias abordadas permitiram o expandir dos conceitos e a compreensão aprofundada sobre os aspetos culturais e de comunicação de crise. Através desse estudo, foi possível perceber como a gestão de comunicação de crise na pandemia impactou a cultura organizacional das empresas portuguesas de comunicação, utilizando-se dos métodos qualitativos e quantitativos para chegar a um resultado que melhor respondesse a essa problemática. Como técnica de recolha de dados, contribuíram para essa pesquisa as entrevistas semiestruturadas, questionários de contacto e a análise de documentos da ciberetnografia. Avançamos que as alterações observadas no contexto pandémico impactaram diretamente na cultura organizacional das empresas entrevistadas, resultando num novo modelo de gestão de comunicação e de cultura, a partir do covid-19. Esse modelo aponta aspetos já observados numa pequena parte da literatura, mas que não são amplamente discutidos, como a gestão de talentos em momentos de crise e a gestão das emoções em situações adversas.por
dc.description.abstractThis study comes at an opportune moment, when organizational communication assumes a relevant role for the maintenance and strengthening of the various business areas, and not limited to that. Post-pandemic covid-19’s cultural changes present in communication companies, show that the sector of activity is changing and contributing to the development of new areas of knowledge. The theories addressed allowed the development of concepts and an in-depth understanding of cultural and crisis communication aspects. Through this study, it was possible to understand how crisis communication management in the pandemic impacted the organizational culture of Portuguese communication companies, using qualitative and quantitative methods to arrive at a result that would better respond to this problem. As a technique of data collection, semi-structured interviews, contact questionnaires and the analysis of cyberethnography documents contributed to this research. We advance that the changes observed in the pandemic context directly impacted the organizational culture of the interviewed companies, resulting in a new model of communication and culture management, since the covid-19. This model points out aspects already observed in a small part of the literature, but that are not widely discussed, such as talent management in times of crisis and the management of emotions in adverse situations.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectComunicação na pandemiapor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectGestão de crisepor
dc.subjectEmpresas de comunicaçãopor
dc.subjectCommunication in the pandemicpor
dc.subjectOrganizational culturepor
dc.subjectCrisis managementpor
dc.subjectCommunication companiespor
dc.titleGestão de comunicação de crise na pandemia e os impactos na cultura organizacional das empresas portuguesas de comunicaçãopor
dc.title.alternativeCrisis communication management in the pandemic and the impacts on organizational culture of portuguese communication companiespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203319532por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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