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TitleO cinema como meio de difusão ideológica e manipulação de massas: a Alemanha do século XX (1920-1945)
Other titlesCinema as a means of ideological dissemination and mass manipulation: 20th century Germany (1920-1945)
Author(s)Sequeira, Francisca
Advisor(s)Dale, Martin John
KeywordsTotalitarismo
Cinema
Manipulação
Propaganda
Linguagem audiovisual
Totalitarianism
Manipulation
Visual language
Issue date11-Mar-2023
Abstract(s)Esta investigação terá como fim debruçar-se sobre o cinema e o quão importante este se tornou no mundo moderno ao serviço da política, com análise particular do regime totalitário nazi da Alemanha do século XX. Deste modo, o objeto de estudo serão as produções cinematográficas como forma de perpetuar e difundir os seus ideais, atingido uma sociedade de massas, manipulando-a e levando-a a agir e a pensar de certo modo. As produções cinematográficas apresentaram uma nova forma de representar o mundo, tornando se essenciais para a perceção humana do mesmo. Como qualquer forma de arte nunca pode ser dissociada do momento em que é produzida, as grandes mudanças históricas são paralelas à mudança na forma como percecionamos tudo que nos rodeia. (Benjamin, 1935). Com a ascensão do regime nazi ao poder, foi possível observar uma mudança na forma como a população alemã começou a ver-se a si mesma, ao resto da Europa e do mundo. Devastados pela derrota na Primeira Guerra Mundial, o povo era o espelho do desespero, descrença e miséria. Economicamente e socialmente afetados, os alemães viram o seu orgulho ferido e a sua nação, outrora vitoriosa, destinada ao fracasso. Não alheios ao cenário devastador, o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães começou a ganhar força no panorama político e popularidade junto das massas, chegando ao poder em 1933. Assim o estudo do cinema como meio de propaganda política e manipulação de massas decorrerá dentro desse período em que Hitler governou a Alemanha e toldou a mentalidade humana à sua imagem. Através de técnicas de coerção mental, manuseou a população a seu favor, com o objetivo final de que o seguissem sem questionar o porquê. (Goebbels, 1940) O cinema funciona, desta forma, como uma arma de propaganda política essencial que, através de técnicas cinematográficas específicas, como o som, os efeitos visuais, a tonalidade, entre outras, difundiu os ideais do regime. A sua análise permite uma melhor perceção de como os meios aos dispor dos cineastas foram utilizados a seu favor para que os ideais nazis fossem difundidos de forma clara e precisa.
This investigation will focus on cinema and how important it has become in the modern world in the service of politics, with particular analysis of the totalitarian Nazi regime in 20th century Germany. In this way, the object of study will be the cinematographic productions as a way of perpetuating and spreading its ideals, reaching a society of masses, manipulating it and leading it to act and think in a certain way. Cinematographic productions presented a new way of representing the world, becoming essential for the human perception of it. As any art form can never be dissociated from the moment in which it is produced, the great historical changes are parallel to the change in the way we perceive everything around us (Benjamin. 1935). With the rise of the Nazi regime to power, it was possible to observe a change in the way the German population began to see themselves, the rest of Europe and the world. Devastated by defeat in the First World War, the people were the mirror of despair, disbelief, and misery. Economically and socially affected, the Germans saw their pride wounded and their once victorious nation destined to fail. Not unaware of the devastating scenario, the National Socialist German Workers' Party began to gain strength in the political landscape and popularity with the masses, coming to power in 1933. Thus, the study of cinema as a means of political propaganda and mass manipulation will take place within this period in which Hitler ruled Germany and clouded the human mentality in his image. Through techniques of mental coercion, he manipulated the population in his favour, with the ultimate goal that they would follow him without questioning why (Goebbels, 1940) Cinema works, in this way, as an essential weapon of political propaganda that, through specific cinematographic techniques, such as sound, visual effects, tonality, among others, spread the ideals of the regime. Its analysis allows a better perception of how the means at the disposal of the filmmakers were used in their favour so that the Nazi ideals were spread in a clear and precise way.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85050
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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