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https://hdl.handle.net/1822/85036
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bento, Marco | por |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T15:57:18Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15T15:57:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-12 | - |
dc.identifier.citation | Bento, M. & Lencastre, J. A. (2020). Ensino Híbrido em Tempo de Pandemia: Dilema ou Oportunidade?, in N. Correia (coord.), OdeTE – Odemira Território Educativo, (pp. 242-251). Município de Odemira. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8263-18-6 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/85036 | - |
dc.description.abstract | Para muitos professores haverá muitas semelhanças entre planear uma disciplina no modelo híbrido ou modelo presencial. As modalidades de comunicação com o aluno podem mudar para acomodar a tecnologia, mas ajudar o aluno a aprender continuará aser acomponente fundamental. No entanto, em termos de paradigma existemespe- cificidades próprias dos modelos híbridos, devido à forma como a tecnologia muda a pedagogia para um ensino centrado na atividade do aluno. Assim, o modelo híbrido obriga a que os professores planeiem as disciplinas de forma atempada e rigorosa, pois é preciso que ajudem o aluno a aprender autonomamente, enquanto interage com os recursos digitais e colabora com os colegas. Portanto, o papel do professor é mais exi- gente quando usamodelos híbridos. Pela forma como planeia as atividades, o professor é oresponsável por criar as oportunidades que promovam a aprendizagem autónoma, personalizada e colaborativa doaluno. Este aspeto é decisivo, pois o aluno, apesar de reconhecer as vantagens da tecnologia e da autonomia na sua aprendizagem, pode não estar completamente preparado para assumir o onus da sua aprendizagem. s t acontece porque um ensino centrado na atividade do aluno é mais exigente do que c convencional presencial. Esta constatação é um dilema que a pandemiado COVID-19 veio confirmar, mas que parece ser uma oportunidade no período Pós-COVID. Opresente capítulo faz a apologia do ensino híbrido no atual contexto pandémico, apresentando os seus fundamentos e vantagens educativas. Por outro lado, sublinha a renovação das funções do professor e do aluno, bem como a mudança dos princípios pedagógicos inerentes aos processosde ensino e de aprendizagem no modelo híbrido. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Município de Odemira | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino híbrido | por |
dc.subject | Pandemiado COVID-19 | por |
dc.title | Ensino híbrido em tempo de pandemia: dilema ou oportunidade? | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | no | por |
oaire.citationStartPage | 242 | por |
oaire.citationEndPage | 251 | por |
oaire.citationIssue | 1.ª ed | por |
oaire.citationConferencePlace | Odemira | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | OdeTE – Odemira Território Educativo | por |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_Bento&Lencastre_Ensino_Hibrido_CMOdemira.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |