Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85036

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBento, Marcopor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2023-06-15T15:57:18Z-
dc.date.available2023-06-15T15:57:18Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationBento, M. & Lencastre, J. A. (2020). Ensino Híbrido em Tempo de Pandemia: Dilema ou Oportunidade?, in N. Correia (coord.), OdeTE – Odemira Território Educativo, (pp. 242-251). Município de Odemira.por
dc.identifier.isbn978-989-8263-18-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85036-
dc.description.abstractPara muitos professores haverá muitas semelhanças entre planear uma disciplina no modelo híbrido ou modelo presencial. As modalidades de comunicação com o aluno podem mudar para acomodar a tecnologia, mas ajudar o aluno a aprender continuará aser acomponente fundamental. No entanto, em termos de paradigma existemespe- cificidades próprias dos modelos híbridos, devido à forma como a tecnologia muda a pedagogia para um ensino centrado na atividade do aluno. Assim, o modelo híbrido obriga a que os professores planeiem as disciplinas de forma atempada e rigorosa, pois é preciso que ajudem o aluno a aprender autonomamente, enquanto interage com os recursos digitais e colabora com os colegas. Portanto, o papel do professor é mais exi- gente quando usamodelos híbridos. Pela forma como planeia as atividades, o professor é oresponsável por criar as oportunidades que promovam a aprendizagem autónoma, personalizada e colaborativa doaluno. Este aspeto é decisivo, pois o aluno, apesar de reconhecer as vantagens da tecnologia e da autonomia na sua aprendizagem, pode não estar completamente preparado para assumir o onus da sua aprendizagem. s t acontece porque um ensino centrado na atividade do aluno é mais exigente do que c convencional presencial. Esta constatação é um dilema que a pandemiado COVID-19 veio confirmar, mas que parece ser uma oportunidade no período Pós-COVID. Opresente capítulo faz a apologia do ensino híbrido no atual contexto pandémico, apresentando os seus fundamentos e vantagens educativas. Por outro lado, sublinha a renovação das funções do professor e do aluno, bem como a mudança dos princípios pedagógicos inerentes aos processosde ensino e de aprendizagem no modelo híbrido.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherMunicípio de Odemirapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectPandemiado COVID-19por
dc.titleEnsino híbrido em tempo de pandemia: dilema ou oportunidade?por
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewednopor
oaire.citationStartPage242por
oaire.citationEndPage251por
oaire.citationIssue1.ª edpor
oaire.citationConferencePlaceOdemirapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleOdeTE – Odemira Território Educativopor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

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