Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84590

TítuloO soft power e a diplomacia pública da União Europeia: o caso do Programa Erasmus+
Outro(s) título(s)Soft power and the European Union's public diplomacy: the case of the Erasmus+ Program
Autor(es)Pacheco, Maria Luís Torres
Orientador(es)Ferreira-Pereira, Laura C.
Palavras-chaveUnião Europeia
Diplomacia pública
Soft power
Programa Erasmus+
Mobilidade académica
European Union
Public diplomacy
Erasmus+ Program
Academic mobility
Data2022
Resumo(s)Nos últimos anos, a União Europeia (UE) tem vindo a vivenciar um declínio no seu poder de influência, fruto das múltiplas crises económicas, políticas e sociais pelas quais tem passado, como por exemplo, a crise financeira da zona Euro, a crise dos refugiados, o “Brexit” e, mais recentemente, a pandemia da COVID-19 e a guerra na Ucrânia. Como expectável, estes eventos afetaram profundamente a sua imagem e poder de atração externos. No entanto, há que destacar o aspeto mais conhecido da organização: o seu soft power e a influência da cultura nas suas relações internacionais. Através do reforço de ferramentas como os valores, culturas, políticas e instituições e, de políticas governamentais como a diplomacia pública, a UE consegue fazer-se ouvir no sistema internacional. Um dos exemplos mais notórios da cultura e do poder normativo da UE é o Programa Erasmus+. Tendo surgido como uma estratégia educativa com objetivos associados à promoção de uma formação comunitária internacionalizada, como forma de promover o senso de identidade europeia, este Programa é considerado uma marca indelével no currículo da UE. Não só criou várias oportunidades para os cidadãos que ingressaram nesta iniciativa, como também implicou o desenvolvimento de uma sociedade europeia a nível da aprendizagem, descoberta e diálogo intercultural. Focando-se no período de 2014 a 2020, o presente trabalho procurou compreender de que forma o Programa Erasmus+ tem reforçado a diplomacia pública da UE. Em concreto, pretende-se explorar de que modo o Programa e as iniciativas a ele associadas têm funcionado como uma ferramenta de diplomacia pública, ao serviço do soft power. O trabalho conclui que a UE tem vindo a reforçar o seu soft power, apostando em ferramentas de diplomacia pública, especialmente através do Programa Erasmus+. No período em análise, o Programa tem contribuído para a internacionalização da sua componente educativa, bem como para o aumento da visibilidade da UE e das suas políticas.
In recent years, the European Union (EU) has experienced a decline in its power of influence as a result of the multiple economic, political and social crises it has gone through, such as the Eurozone financial crisis, the refugee crisis, "Brexit" and, more recently, the COVID-19 pandemic and the war in Ukraine. As expected, these events have profoundly affected its external image and attractiveness. However, the most well-known aspect of the organization should be highlighted: its soft power and the influence of culture on its international relations. By strengthening tools such as values, cultures, policies and institutions, and government policies such as public diplomacy, the EU is able to make itself heard in the international system. In order to maintain a solid external image, the EU's legitimacy depends largely on the goodwill and support of its citizens. Therefore, the use of public diplomacy tactics is crucial to achieve this purpose, enhancing the direct contact between the Union and the internal and external civil society. One of the most striking examples of the EU's culture and normative power is the Erasmus+ Program. Having emerged as an educational strategy with objectives associated with the promotion of internationalized community training as a way to foster a sense of European identity, this Program is considered an indelible mark on the EU curriculum. Not only has it created various opportunities for citizens who joined this initiative, but it has also entailed the development of a European society at the level of learning, discovery and intercultural dialogue. Focusing on the period from 2014 to 2020, this paper sought to understand how the Erasmus+ Program has strengthened EU public diplomacy. Specifically, it aims to explore how the Program and its associated initiatives have functioned as a public diplomacy tool in the service of soft power. The work concludes that the EU has been strengthening its soft power, investing in public diplomacy tools, especially through the Erasmus+ Program. In the period under review, the Program has contributed to the internationalization of its educational component, as well as to increase the visibility of the EU and its policies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Relações Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84590
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Maria Luís Torres Pacheco.pdf795,99 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID