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TítuloValidação dos checklists de identificação de risco linguagem infantil por educadores da infância
Autor(es)Aguiar, Aliaska
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveChecklists
Educadores de infância
Data2022
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoAguiar, A. & Carvalho, G.S. (2022) Validação dos checklists de identificação de risco linguagem infantil por educadores da infância. In: Anastácio, Z., Winkelmann, E.R. & Carvalho, G.S. (Orgs.) 9º CIS Congresso Internacional em Saúde (CISaúde-2022) – Investigação, Humanização e Superação (livro de resumos). Braga: CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, p.39
Resumo(s)Introdução: A linguagem como traço distinto para o bem-estar do indivíduo, um indicador revelador da evolução infantil, pelo que um checklist de rastreio se faz imperioso à identificação precoce das alterações de linguagem. Objetivos: O objetivo do estudo foi a validação por educadores da infância dos checklists construídos e validados anteriormente por peritos terapeutas da fala bem como julgaram a representatividade dos itens da lista de checagem com pertinência em relação aos marcadores típicos da linguagem infantil, sendo prementes e condizentes aos itens dos subsistemas linguísticos nas faixas etárias dos 3 aos 5 anos. Metodologia: Os participantes foram três educadores de infância de escolas privadas da cidade de São Paulo que já atuaram com os grupos etários dos jardins da infância. Constituído por listas de checagens, compostas pelos subsistemas linguísticos foram preenchidos pelos educadores a partir do conhecimento que possuem sobre o desenvolvimento de linguagem inseridas em suas práticas pedagógicas para identificação de riscos. Resultados Concentrando-se os dados das análises qualitativas através dos Resultados obtidos de forma específica pelos três educadores, não houve ajustes para o construto. As sugestões foram pontuadas para melhor aderência do instrumento a outros informantes que também podem contribuir para a promoção do desenvolvimento de linguagem e vigilância dos riscos de alerta das perturbações da linguagem. Para a análise de concordância as amostras tabuladas foram coletadas a partir do que os peritos responderam em relação aos critérios que avaliaram nos checklists, as dissoluções determinaram a partir de Sim ou Não, a concordância entre os peritos para os itens. Conclusões: Esta validação por educadores da infância sobre a “Adequação para faixa etária”, “Relevância para risco de alerta”, “Clareza do item” e “Marco discriminativo” foi de grande importância para confirmar a adequação e execução dos Checklists para idades de 3 aos 5 anos.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84512
ISBN978-972-8952-81-5
Versão da editorahttp://eventos.ciec-uminho.org/9cis/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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