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TítuloEstilos de aprendizagem de professores em formação continuada: indicativo para ambiente híbrido
Outro(s) título(s)Learning Style in-service education teachers: indicative of blended environment
Autor(es)Leite, Eliana
Silva, Bento Duarte
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveHybrid environment
Learning styles
Teacher training
Learning strategies
Didactic-pedagogical design
Ambiente híbrido
Estilos de aprendizagem
Formação de professores
Design didático-pedagógico
Estratégias de aprendizagem
Data30-Abr-2023
EditoraEduSoC Lab, Educación, Sociedad y Cultura
RevistaRevista de Estilos de Aprendizaje
CitaçãoLeite, E., Silva, B., & Lencastre, J. A. (2023). Estilos de aprendizagem de professores em formação continuada: indicativo para ambiente híbrido. Revista de Estilos de Aprendizaje /Journal of Learning Styles, Vol. 16, Núm. 31, 92-105.
Resumo(s)Este estudo teve como objetivo identificar os estilos de aprendizagem de um grupo de professores em formação continuada na área de educação ambiental a nível lato sensu em ambiente híbrido. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com breve apreciação quantitativa, sendo os dados coletados por aplicação de questionário e análise das mensagens dos cursistas postadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e ambiente presencial. Sessenta e três professores responderam ao Inventário de Estilo de Aprendizagem de Kolb (2005). Os resultados apontaram o estilo de aprendizagem acomodador predominante entre os professores, atribuindo-se a pessoas que aprendem pela experimentação ativa e experiência concreta. A partir dos resultados obtidos infere-se que a identificação dos estilos de aprendizagem possibilitou mapear estratégias de aprendizagem mais adequadas à heterogeneidade dos cursistas presentes na formação. O estudo concluiu que levar em consideração os estilos de aprendizagem dos professores para a elaboração do design didático-pedagógico do ambiente híbrido corrobora para uma formação mais personalizada, permeando-se pela valorização das singularidades dos professores, desconstruindo a homogeneização e impessoalidade nos percursos formativos, trazendo a sensibilização da escuta para esse sujeito.
This study aimed to identify the learning styles of a group of teachers in continuing education in the area of environmental education at a lato sensu level in a hybrid environment. This is a case study, of a qualitative nature, with a brief quantitative assessment, with data collected through the application of a questionnaire and analysis of messages from course participants posted in the virtual learning environment (AVA) and in the face-to-face environment. Sixty-three teachers responded to the Kolb Learning Style Inventory (2005). The results pointed to the predominant accommodative learning style among teachers, attributing themselves to people who learn through active experimentation and concrete experience. From the results obtained, it is inferred that the identification of learning styles made it possible to map learning strategies that are more appropriate to the heterogeneity of the course participants present in the training. The study concluded that taking into account the teachers' learning styles for the elaboration of the didactic-pedagogical design of the hybrid environment corroborates for a more personalized formation, permeated by the appreciation of the teachers' singularities, deconstructing the homogenization and impersonality in the formative paths, bringing awareness of listening to this subject.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84452
DOI10.55777/rea.v16i31
ISSN1988-8996
e-ISSN2332-8533
Versão da editorahttps://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/5384
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
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