Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/84423

TitleO impacto da pandemia na produção de programas televisivos com participação do público: o caso do programa “Consultório” do Porto Canal
Other titlesThe impact of the pandemic on the production of television programs with public participation: the case of Porto Canal’s “Consultório” program
Author(s)Noites, Pedro
Advisor(s)Sá, Alberto
KeywordsAudiovisual
COVID-19
Participação
Produção
Televisão
Participation
Production
Television
Issue date30-Jan-2023
Abstract(s)O presente trabalho reporta-se a um estudo realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Comunicação, Área de Especialização em Audiovisual e Multimédia, do Instituto de Ci ências Sociais da Universidade do Minho. O estágio decorreu no Porto Canal, na área de produção, e foi no decorrer desse contexto prático, e das atividades aí desenvolvidas diariamente, que surgiu a curiosi dade de indagar sobre a participação do público no programa “Consultório”, antes e depois do primeiro confinamento da pandemia COVID-19 e a sua influência na produção do mesmo programa e vice-versa. Para responder aos objetivos deste estudo, procurou-se o suporte teórico na bibliografia específica, tendo-se analisado, posteriormente, por método quantitativo os registos de chamadas telefónicas feitas pelo público durante a emissão do programa, num horizonte temporal entre 24 de setembro de 2018 a 27 de dezembro de 2021. Para melhor aprofundar a temática e procurar melhor entendimento das complexidades do processo, recorreu-se, também, à análise de entrevistas efetuadas aos produtores e à apresentadora do programa em estudo, complementada por observação participativa no estúdio. Após a análise dos resultados, que dizem respeito apenas à participação do público via telefone, concluiu-se que a pandemia COVID-19 (Coronavírus Disease 2019, do inglês) teve impacto na produção do programa, a nível da sua estruturação e conteúdos, bem como na participação do público. O pro grama teve que se reinventar e novos conteúdos, do interesse do público, foram incorporados no pro grama. Ficou claro que o programa em estudo apresenta um público participante com características específicas, maioritariamente feminino, com idade entre os 60 e os 70 anos e da Região Norte, que apresentou algumas alterações com a pandemia.
The present work relates to a study within the scope of an academic internship of the Masters in Science of Communication, Specialized field in AudioVisual and Multimedia, of the Social Science Institu tion of the University of Minho. The internship took place at Porto Canal, in the production section, and as a consequence of the time spent in this work field and the activities daily developed within that time period, it rose a curiosity to delve into the participation of the public in the program named “Consultório”, before and after the first lockdown and its influence in the production of said programm. To answer the goals/objectives of this study, the theoretical support in the specific bibliography was explored in detail and, afterwards, using quantitative methods, the phone call logs made by the public during the program were also explored, starting from the 24th of september of 2018 until the 27th of December of 2021. In order to amplify this theme and to have a better understanding of the complexity of the process involved, different interviews were analysed, one with the presenter the studied program and other with the respective productors, complemented with a n active participative observation in the studio. Following the results analysis, that only covers the public participation via cellphone/mobile phone, it was possible to concluded that the pandemic of COVID 19 had impact not only in the production of the program, in terms of content and structure, but also in the participation of the public. The Programm had to reinvent itself and incorporate new types of contents that were aligned with the public interests. It’s clear that “Consultório” has a very public with specific characteristics, majority of it being females, within the ages of 60 and 70 from the north Region of our country, suffering some changes throughout the pandemic.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84423
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Noites Castro Quintas.pdf3,51 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID