Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84207

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKanga, Joãopor
dc.contributor.authorDourado, Luíspor
dc.date.accessioned2023-04-28T11:17:48Z-
dc.date.available2023-04-28T11:17:48Z-
dc.date.issued2022-10-13-
dc.identifier.citationKanga, J., & Dourado, L. A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, p. e022005, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/726. Acesso em: 9 jan. 2023.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/84207-
dc.description.abstractNesta investigação pretendeu-se averiguar a imagem dos cientistas perfilhada pelos alunos do ensino secundário angolano. Desenvolveu-se um estudo com 80 alunos, distribuídos em seis municípios da província do Uíge. Os dados recolhidos através de um questionário revelaram que os alunos possuem imagens estereotipadas acerca dos cientistas e seu trabalho, consideram-nos como pessoas com aparência esquisita, do sexo masculino, génios que trabalham de forma individual no laboratório, seguindo os passos do método científico. Também consideram que a atividade científica sofre influência da religião, da política e da família. Estes resultados mostram que é necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem.por
dc.description.abstractIn this reseacrh it was intended to search the image of scientists espoused by angolan secondary school students. A study was carried out with 80 students, distributed in six municipalities of Uíge province. The data colleted through a questionaire revealed that students have stereotyped images about scientists and their work, they consider them as weird – looking, male, geniuses who work individually in laboratory, following the steps of the scientific method. They also consider that scientific activity is infuenced by religion, politics and family. These results show that it is necessary to rethink the teaching and learning processes.por
dc.description.abstractEn esta investigación se pretendió verificar la imagen de los científicos desplegada por estudiantes de enseñanza secundaria angoleño. Se desarrolló un estudio con 80 estudiantes, distribuidos en seis municipios de la provincia de Uíge. Los datos recopilados a través un cuestionario revelaron que los estudiantes tienen imágenes estereotipadas sobre el científico y su trabajo, los consideran personas de aspecto extraño, de hombres, genios que trabajan individualmente en el laboratorio, siguiendo los pasos del método científico. También consideran que la actividad científica se resiente influencia de la religión, la política y la familia. Estos resultados muestran que es necesario repensar los procesos de enseñanza y aprendizajepor
dc.description.sponsorshipCIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.”por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F01661%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F01661%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAngolapor
dc.subjectAlunos de ciênciaspor
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectImagem dos cientistaspor
dc.subjectScience studentspor
dc.subjectSecondary educationpor
dc.subjectImage of scientistspor
dc.subjectEstudiantes de ciencias.por
dc.subjectEnseñanza secundariapor
dc.subjectImagen de los científicospor
dc.titleA imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciênciaspor
dc.title.alternativeThe image of scientists in high secondary schools in Angola: a study with science teachers and studentspor
dc.title.alternativeLa imagen de los científicos en la educación secundaria de angola: un estudio con estudiantes de cienciaspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/726por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage21por
oaire.citationIssuee022005por
oaire.citationVolume3por
dc.identifier.eissn2675-4258por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn)por
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
revin (1).pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID