Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84206

TítuloApresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares
Outro(s) título(s)Narratives, conversations,and multiple writings of life: curricular reverberations
Narrativas, conversaciones y múltiples grafías de la vida: reverberaciones curriculares
Autor(es)Garcia, Alexandra
Moreira, Maria Alfredo
Amorim, Antônio Carlos Rodrigues de
Palavras-chaveCurrículos
Cotidianos
Narrativas
Ecologia dos saberes
Justiça social
Curriculum
Life studies
Narratives
Ecology of knowledge
Social justice
Ecología del conocimiento
Justicia social
Data30-Mar-2023
EditoraPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo
RevistaRevista e-Curriculum
CitaçãoGarcia, A., Moreira, M. A., & Amorim, A. C. (2023). Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares. Revista e-Curriculum, 21, 1-22. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61431
Resumo(s)As pesquisas com narrativas e conversas, sobretudo de natureza (auto)biográfica, vêm trazendo contribuições para conhecermos melhor o modo como o/as professores/as pensam sua atuação docente e como se produzem currículos nos cotidianos das escolas que se identificam com alternativas emancipatórias e lutas contra as desigualdades. A sua natureza ideográfica e historicamente situada revela a indissociabilidade entre o campo do político, do epistemológico e do ético-estético, convidando-nos a repensar ideias hegemônicas sobre o que é conhecimento, como ele é produzido e legitimado, bem como o seu impacto na transformação social. Este artigo discute o lugar da produção narrativa na escrita de grafias de vida das escolas e da formação docente, enquadrando e discutindo os catorze textos que compõem o dossiê temático do número. Espera-se, assim, alargar o debate em torno das pesquisas com narrativas, discutindo experiências e práticas que abrem possibilidades outras na compreensão crítica e sensível do que pode (vir a) ser pensar e praticar currículos e formação na contemporaneidade.
Research with narratives and conversations, especially of a (auto)biographical nature, has contributed to better know how teachers think about their teaching activities and how curricula are produced in the daily lives of schools that identify themselves with emancipatory alternatives and struggles against inequalities. Its ideographic and historically situated nature reveals the inseparability between the field of the political, of the epistemological and of the ethical-aesthetic, inviting us to rethink hegemonic ideas about what knowledge is, how it is produced and legitimized, as well as its impact on social transformation. This article discusses the place of narrative production in the writings of life in schools and teacher education, framing and discussing the fourteen texts that make up the thematic dossier of the number. Thus, the debate around narrative research can be expanded, by discussing experiences and practices that open up other possibilities in the critical and sensitive understanding of what can (come to) be thinking and practicing curricula and teacher education in contemporary times.
La investigación con narrativas y conversaciones, especialmente de carácter (auto)biográfico, ha aportado contribuciones para conocer mejor cómo piensan los docentes sobre sus actividades docentes y cómo se producen los currículos en la vida cotidiana de las escuelas que se identifican con alternativas emancipadoras y luchas contra las desigualdades. Su carácter ideográfico e históricamente situado revela la inseparabilidad entre el campo de lo político, lo epistemológico y lo ético-estético, invitándonos a repensar las ideas hegemónicas sobre qué es el conocimiento, cómo se produce y legitima, así como su impacto en la transformación social. Este artículo discute el lugar de la producción narrativa en la escritura de la vida de las escuelas y la formación del profesorado, enmarcando y discutiendo los catorce textos que componen el dossier temático del número. Por lo tanto, se espera ampliar el debate en torno a la investigación con narrativas, discutiendo experiencias y prácticas que abren otras posibilidades en la comprensión crítica y sensible de lo que puede (llegar a) ser pensar y practicar los planes de estudio y la formación en los tiempos contemporáneos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84206
DOI10.23925/1809-3876.2023v21e61431
Versão da editorahttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61431
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
61431-Texto do artigo-193490-1-10-20230329.pdf320,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID