Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84205
Título: | "Professores precisam-se" - Mas com que formação? |
Outro(s) título(s): | "Teachers are needed" - With what kind of training? |
Autor(es): | Leite, Laurinda |
Palavras-chave: | Mundo científica e tecnologicamente avançado Mundo em permanente mudança Formação de professores Competências profissionais dos professores Formação científica dos cidadãos Scientifically and technologically advanced world World in constant change Teacher education Teacher's professional competences citizen's education in science |
Data: | 2023 |
Editora: | Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) |
Citação: | Leite, L. (2023). "Professores precisam-se" - Mas com que formação? In: F. Jorge, F. Paixão & P. Silveira (Coords.), A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção - Volume II (p.11-22). I.), Instituto Politécnico de Castelo Branco. |
Resumo(s): | Ser professor significa ter uma profissão socialmente relevante, repleta de estímulos desafiantes, atravessada por exigências múltiplas e impulsionada por um dinamismo crescente, numa escola que deve ser capaz de cativar os alunos, em prol da formação de cidadãos cultos e tecnicamente competentes, para um mundo ainda desconhecido, mas certamente diferentes do atual. Por falta de planificação e de reconhecimento da profissão, tornou-se urgente aumentar a taxa de formação de professores, mas a urgência não pode entrar em conflito com as exigências da complexidade natural da tarefa, acrescida da complexidade decorrente da permanente mudança em que o mundo se encontra. Neste texto discutem-se as exigências da formação de professores para uma Escola que vise, de facto, preparar os cidadãos para enfrentarem eficazmente um mundo científica e tecnologicamente avançado e em permanente mudança e apontam-se algumas possibilidades de aumento da taxa de formação, sem por em causa a qualidade dessa formação. Being a teacher means having a socially relevant profession, full of challenging stimuli, crossed by multiple demands and driven by growing dynamism, in a school that must be able to captivate students, in favour of the education of literate and technically competent citizens, for a world still unknown, but certainly different from the current one. Due to lack of planning and recognition of the profession, it has become urgent to increase the rate of teacher training, but this urgency cannot conflict with the demands of the natural complexity of the task, added to the complexity resulting from the world permanent change. This text discusses the requirements of teacher training for a School that aims, in fact, to prepare citizens to face a scientifically and technologically advanced world that is in constant change, and points out some possibilities for increasing the training rate, without harming the quality of teacher training. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84205 |
ISBN: | 978-989-53931-4-5 |
DOI: | 10.53681/2023.l03/04 |
Versão da editora: | http://hdl.handle.net/10400.11/8411 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LLeite_Profs Precisam-se.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons