Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83916

TítuloMelhoria dos fluxos de materiais e informação num armazém de peças de pós-venda numa empresa do setor automóvel
Outro(s) título(s)Material and information flow improvement of After Sales parts warehouse in an automotive company
Autor(es)Castro, Daniela Souto Mayor
Orientador(es)Telhada, José
Palavras-chaveGestão de armazém
Lean
Setor automóvel
Pós-venda
Pré-picking
Warehouse management
Automotive sector
After-sale
Data19-Jan-2023
Resumo(s)O presente estudo tem como objetivo melhorar as operações do armazém de peças de pós-venda, visando processos críticos como a arrumação e o picking numa empresa do setor automóvel que se dedica à comercialização de veículos, peças e serviços de oficina. Primeiramente realizou-se uma revisão bibliográfica e, paralelamente, uma análise crítica da situação inicial da empresa. Foram identificados os principais problemas presentes no armazém e nos seus processos, nomeadamente, a falta de organização, o excesso de material obsoleto, os tempos de espera e de picking elevados e erros de contabilização de stock no sistema informático. Para combater os problemas identificados, foi desenvolvido e implementado um conjunto de ações de melhoria desde a adoção da metodologia 5S, a reorganização do armazém através da segmentação de posições e uniformização da identificação das peças, a remoção do material obsoleto e a implementação de um sistema de pré-picking no departamento da mecânica e nas manutenções. A implementação das melhorias referidas refletiu-se num ganho de espaço útil de 31%, através de uma melhor organização e de 56% pela remoção de obsoletos e numa redução dos tempos de picking de 68%. Para além disto, o pré-picking no departamento de mecânica ajudou na diminuição de movimentações dos operadores e nos tempos de picking. Finalmente, o pré-picking das manutenções, no período analisado, permitiu que 36% das intervenções nas viaturas tivessem tempos de espera praticamente nulos, contribuindo para um aumento do nível de serviço e prevenindo ruturas de stock.
The present study has as its main goal to improve the operations of an after-sales parts warehouse, keeping in main key roles the process of storage and picking in an automotive company dedicated to the commercialization of vehicles and their parts and, related auto repair services. First, we started by performing a literature review and a critical analysis of the starting point of the company. Several issues were identified in the warehouse and its related procedures, for example, the lack of organization, the excessively obsolete material, the elevated waiting and picking times, and, the contabilization stock errors occurring in the related informatics system. In order to resolve the identified issues, a set of measures was developed and implemented relying on the 5S methodology implementation, as well as warehouse organization through the segmentation of parts positions and uniformization of parts identification, obsolete material removal, and finally, implementation of a pre-picking system in the maintenance of mechanics department. The implemented measures reflected in a gain of 31 % in additional util space, relying on a better organization methodology and in the removal of 56% of obsolete materials, therefore, reducing the picking times by 68%. Moreover, the pre-picking process in the mechanic's department resulted in a reduced time of picking and helped to diminish the operator's motion time. Lastly, maintenance pre-picking, in the analyzed period allowed, annul the waiting times in 36 % of the performed interventions on vehicles, therefore, it was possible to improve the service level and prevent stock ruptures.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (especialização em Logística e Distribuição)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83916
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela Souto Mayor Castro.pdf5,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID