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TítuloAnálise e melhoria de processos de MRP numa empresa produtora de componentes para a indústria automóvel
Outro(s) título(s)Analysis and improvement of MRP processes in a component manufacturing company for the automotive industry
Autor(es)Gomes, Ricardo Manuel Vilela
Orientador(es)Nunes, Manuel Lopes
Palavras-chavePlaneamento e controlo da produção
Planeamento de necessidades de materiais
MRP
Sistemas de informação
Production planning and control
Materials Scheduling
MRP
Information systems
Data2-Jan-2023
Resumo(s)Num contexto industrial cada vez mais competitivo, exigente e tecnológico as empresas prosseguem, a todo o momento e em todos os níveis, atingir o máximo de eficiência, através da aplicação da filosofia Lean, nomeadamente os conceitos de melhoria contínua e de eliminação de desperdício. Neste âmbito, a função de Planeamento de Necessidades de Materiais tem um papel importantíssimo, pois tem o poder de rentabilizar a capacidade produtiva e de otimizar os níveis de stock da empresa, garantindo-lhe assim uma maior competitividade e capacidade financeira. O presente trabalho surgiu como parte do papel de Planeador de Materiais, desempenhada pelo seu autor na Aptiv Braga, uma empresa inserida no ramo automóvel. Assim, procura-se aqui analisar a literatura relacionada com o tema e perceber as bases teóricas da técnica MRP. De seguida, tenta-se estabelecer a ligação entre a teoria e a prática ao descrever detalhadamente o sistema de MRP da Aptiv, explorando também as suas falhas, e procurando dar-lhe soluções. Como pontos fortes destacam-se os automatismos no cálculo do MRP e nos envios de EDI, que retiram uma carga muito grande de trabalho repetitivo, no entanto, por vezes, falta ao sistema alguma sensibilidade nalguns aspetos que são mencionados ao longo do trabalho. É de salientar que é dado um grande enfoque ao papel do Planeador de Materiais, e de que forma pode ele influenciar o sistema de MRP, sabendo que este atua de forma tão automatizada e veloz. Como pontos a melhorar destacam-se as alterações dos perfis de cobertura e da definição dos tempos de trânsito, que têm um grande impacto nos cálculos do sistema e que interferem diretamente no peso de inventário da empresa, cuja redução é hoje um dos seus maiores objetivos, ao mesmo tempo que é imperativo manter as linhas de montagem a funcionar, pelo que se torna essencial garantir que existe um equilíbrio entre reduzir o stock e ter a cobertura necessária para a produção em todos os momentos.
On an increasingly competitive, demanding, and technological industrial context companies pursue, at every moment and at all levels, attain maximum efficiency, through the application of the Lean philosophy, namely the concepts of continuous improvement and waste elimination. In this field, the function of Material Requirements Planning has an all-important role, since it has the power to make the most of its productive capacity and to optimize the stock levels of the company, thus ensuring it a greater competitiveness and financial capacity. The present work came up as a part of the Materials Scheduler position, carried out by his author at Aptiv Braga, a company working in the automotive industry. Thus, it is pursued here the analysis of the literature related to the subject and to understand the theoretical basis of this tool. Furthermore, it is attempted to establish the connection between theory and practice in describing in detail Aptiv’s MRP system, also exploiting its flaws, and seeking to give them solutions. As strong points stand out the automation of the MRP calculations and in the sending of the EDI, which remove a big load of repetitive work, however the system is sometimes blind in some aspects that are mentioned throughout the paper. It is noteworthy that a big focus is given to the role of Materials Scheduler, and to in what way it can influence the MRP system, knowing that the latter acts in such an automated and fast manner. As points to improve stand out the change of the coverage profiles and the definition of transit times which have a great impact on the system’s calculations and that interfere directly on the weight of the company’s inventory, whose reduction is today one of its main goals, while it is mandatory to keep the assembly lines going, hence it is essential to ensure that it exists a balance between reducing stock and have the necessary coverage for production at all times.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (especialização em Gestão Industrial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83841
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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