Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83572

TítuloA era da Transformação Digital no contexto das seguradoras
Outro(s) título(s)The era of Digital Transformation in the context of insurers
Autor(es)Silva, Maria João Rebelo da
Orientador(es)Oliveira e Sá, Jorge
Palavras-chaveCanais digitais
Era Digital
Seguradoras
Transformação Digital
Digital Era
Digital technologies
Digital transformation
Insurers
Data18-Nov-2022
Resumo(s)A Transformação Digital (TD) é já uma realidade no nosso quotidiano e a base para a criação de novos modelos de negócio e definição de novas estratégias nas organizações. Por este motivo, torna-se visível a existência de uma mudança de paradigma no que diz respeito à forma como estas operam e o modo como se relacionam com os seus clientes nesta era digital. Hoje em dia torna-se essencial a digitalização dos processos inerentes às organizações, sobretudo os que se encontram diretamente ligados ao cliente, visto que estes procuram, cada vez mais, meios digitais para satisfazerem as suas necessidades. Para isso, as organizações devem apostar, por exemplo, na integração de canais digitais interativos capazes de dar resposta às carências apresentadas. Genericamente, a TD promete efetuar mudanças estruturais e estratégicas nas organizações, onde a tecnologia passa a ter um papel fundamental, tornando-se, por isso, a mais poderosa aliada dos indivíduos e de todas as organizações. No entanto, é de realçar que, de uma forma genérica, a TD não se encontra exclusivamente ligada à tecnologia, mas sim, a novas formas de pensar e agir, de modo que é necessária uma mudança radical de mentalidade, de conhecimento digital e comportamento da sociedade. Atualmente, existem, no setor das seguradoras, diversas tecnologias, que aliadas a uma mudança organizacional, são capazes de proporcionar melhorias em diferentes áreas da organização, o que impulsionou estas organizações a agir. Este projeto pretende realizar um estudo relativo à integração de TD nos processos organizacionais, em particular nas seguradoras, com o objetivo de enaltecer as principais vantagens da renovação cultural das organizações e do uso de tecnologias, nomeadamente, o uso de canais digitais dinâmicos, capazes de responder às necessidades de todos os clientes, enquanto entidades centrais destas organizações.
Digital Transformation (TD) is already a reality in our daily lives and the basis for the creation of new business models and the definition of new strategies in organizations. For this reason, a paradigm shift in the way they operate and how they relate to their customers in this digital age is becoming visible. Today it is essential to digitize the processes inherent to organizations, especially those directly linked to the customer, as they increasingly seek digital means to meet their needs. To do so, organizations must invest, for example, in the integration of interactive digital channels capable of responding to the needs presented. Generally, TD promises to make structural and strategic changes in organizations, where technology plays a key role, becoming the most powerful ally of individuals and of all organizations. However, it should be noted that, in general, DT is not exclusively linked to technology, but to new ways of thinking and acting, so that a radical change in mentality, digital knowledge and behavior of society is required. Currently, there are, in the insurance industry, several technologies, which combined with an organizational change, are able to provide improvements in different areas of the organization, which has driven these organizations to act. This project intends to carry out a study regarding the integration of DT in organizational processes, particularly in insurance companies, with the purpose of highlighting the main advantages of cultural renewal of organizations and the use of technologies, namely the use of dynamic digital channels, capable of meeting the needs of all customers, as central entities of these organizations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83572
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Joao Rebelo da Silva.pdf1,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID