Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83476

TítuloJornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação
Outro(s) título(s)ComTextos working papers - N.º 8, 2023
Autor(es)Faria, Eduardo
Andrade, José Gabriel
Palavras-chaveJovens e literacia
Narrativa transmédia
Jornalismo transmédia
Literacia mediática
Desinformação transmédia
Youth and literacies
Transmedia storytelling
Transmedia journalism
Media literacy
Transmedia disinformation
DataMar-2023
EditoraCentro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA-UMinho)
CitaçãoFaria, Eduardo; Andrade, José Gabriel – Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação. ComTextos [Em linha]. 8 (2023) 1-26. ISSN 2182-7672.
Resumo(s)Os jovens têm um papel importante no combate à desinformação, em especial no Brasil, em que a população abaixo dos 30 anos representa mais de 42% da população. A relação entre o jovem e os média demanda novas formas de pedagogia de ensino que possam promover diferentes níveis de literacia. Neste sentido, a educação escolar pode ser o caminho para despertar nos jovens novos saberes sobre os média, auxiliando-os nos processos que incidem sobre a informação jornalística e o combate à desinformação. A convergência entre os média possibilitou a proliferação de narrativas que, com a democratização das redes digitais e dos dispositivos tecnológicos, passaram a circular de maneira transmediática, alterando a forma como as informações são produzidas, consumidas e mediatizadas. Esta pesquisa apresenta alguns dados considerados relevantes, extraídos de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Os dados foram colhidos presencialmente em escolas públicas brasileiras, visando avaliar as perceções e práticas dos estudantes quanto aos média e, consequentemente, às leituras transmédia da informação e à identificação da desinformação.
Young people play an important role in combating misinformation, especially in Brazil, where the population under 30 represents more than 42% of the population. The relationship between young people and the media demands new forms of teaching pedagogy that can promote different levels of literacy. In this sense, school education can be the way to awaken new knowledge about the media in young people, helping them in the processes that affect journalistic information and the fight against misinformation. The convergence between the media allowed the proliferation of narratives that, with the democratization of digital networks and technological devices, began to circulate in a transmedia way. Changing the way information is produced, consumed and mediated. It can be considered, therefore, that the Culture of Convergence (Jenkins, 2019; Scolari, 2013) imposed new realities that cross the use of technologies, the public, the media market, the narratives produced by the media (…), until reaching the education. This research presents some data considered relevant, extracted from the master’s research in Communication Sciences by the University of Minho. The data correspond to research applied face-to-face in Brazilian public schools, with the objective of evaluating the level of literacy on the part of students regarding the average and, consequently, the transmedia readings of information and identification of misinformation.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83476
DOI10.21814/1822.83476
ISSN2182-7672
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CICS-UMINHO - ComTextos | CICS-UMINHO working papers

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