Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83409

TítuloHigher education quality policies in Germany and United Kingdom: quo vadis?
Outro(s) título(s)Políticas de qualidade do ensino superior na Alemanha e no Reino Unido: quo vadis?
Políticas de calidad de la educación superior en Alemania y Reino Unido: quo vadis?
Autor(es)Pereira, Cleber Augusto
Araújo, Joaquim Filipe
Machado-Taylor, Maria de Lourdes
Palavras-chaveHigher education
Quality
Accreditation
Assessment
Ensino superior
Qualidade
Acreditação
Avaliação
Enseñanza superior
Calidad
Acreditación
Evaluación
Data2019
EditoraUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
RevistaRevista Educação em Questão
CitaçãoPereira, C. A., Araújo, J. F. F. E. de ., & Machado-Taylor, M. de L. (2019, May 24). Higher education quality policies in Germany and United Kingdom:. Revista Educação em Questão. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. http://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53id17097
Resumo(s)The objective of this study is to discuss the accreditation systems in Higher Education (HE) currently in Europe. The specific goals include describing the context of HE in Germany and the UK, identifying the main policies implemented. The studies are systematically mapped and contextualized and they will analyse quality assurance and evaluation. This research describes the assessment of the social phenomenon and the accreditation of HE based on the performance of European rating agencies. This paper will also present the main points of action of the quality policy and the quality of HE agencies and their development. It was created a concept mapping of HE in these countries and it was also discussed the characteristics, restrictions and evolution of the processes of accreditation, evaluation and peer review. The main points of action of quality policies and quality agencies in HE, and their current situation of development were demonstrated.
O objetivo deste estudo é discutir os sistemas de acreditação na Educação Superior (ES) atualmente na Europa. Os objetivos específicos incluem a descrição do contexto da ES na Alemanha e no Reino Unido identificando as principais políticas implementadas. Os estudos foram sistematicamente mapeados e contextualizados e analisam a garantia e a avaliação da qualidade. Esta pesquisa descreve a avaliação do fenômeno social e a acreditação da ES com base no desempenho das agências de avaliação da ES europeia. Este artigo também apresentará os principais pontos de ação das políticas de qualidade, as iniciativas das agências de qualidade do ES e seu desenvolvimento. Foi criado um mapeamento conceitual da ES nesses países e também foram discutidas as características, restrições e evolução dos processos de acreditação, avaliação e revisão por pares. Os principais pontos de ação das políticas de qualidade e agências de qualidade em ES e sua situação atual de desenvolvimento foram demonstrados.
El objetivo de este estudio es discutir los sistemas de acreditación en la Educación Superior (ES) actualmente en Europa. Los objetivos específicos incluyen la descripción del contexto de la ES en Alemania y el Reino Unido identificando las principales políticas implementadas. Los estudios fueron sistemáticamente mapeados y contextualizados, y analizan la garantía y la evaluación de la calidad. Esta investigación describe la evaluación del fenómeno social y la acreditación de la ES en base al desempeño de las agencias de evaluación de la ES europeas. Este artículo también presentará los principales puntos de acción de las políticas de calidad y la calidad de las agencias de ES y su desarrollo. Se creó un mapeo conceptual de la ES en esos países y también se discutieron las características, restricciones y evolución de los procesos de acreditación, evaluación y revisión por pares. Los principales puntos de acción de las políticas de calidad y agencias de calidad en ES y su situación actual de desarrollo han sido demostrados.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83409
DOI10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17097
ISSN0102-7735
e-ISSN1981-1802
Versão da editorahttp://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0102-77352019000300003&script=sci_abstract&tlng=en
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CICP - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Políticas+de+qualidade+no+ensino+superior+na+Alemanha+e+no+Reino+Unido_+quo+vadis_.pdf2,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID