Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83251

TítuloSNMP agent for on-board-units in vehicular systems
Autor(es)Freitas, João Bernardo Coutinho Barreiros de
Orientador(es)Dias, Bruno
Palavras-chaveVANET
CAN
MIB
SNMP
SNMP agent
Configuration
Error management
Platooning
OBD-II
Data2022
Resumo(s)On average over 60 Million automobiles are sold every year in the whole world and at one point or another every single one of these vehicles will require some form of maintenance to be performed. With the ever increasing complexity of these vehicles, any maintenance job has also increased in its difficulty and time required to complete, as such there is a need for a set of fast and reliable diagnostic tools to speed up this process. Furthermore, with the ever closer introduction of Vehicular ad hoc networks (VANETs), there is a need for an application that is able to read sensor data in real time and change the state of actuators in a vehicle with minimum delay, allowing for the introduction of such methods like platooning, which require several vehicles of different types and models to accelerate or brake simultaneously while also allowing a closer headway between vehicles, since the reaction time of such a system would be entirely based on the latency of the communication method/protocol being used and not the capabilities of the human driving the vehicle. As such. the main objective of this project is to create and test a Management Information Base (MIB) specification to be implemented on an Simple Network Management Protocol (SNMP) agent inside an On-Board-Unit (OBU) that allows a company or individual to quickly and safely access all information gathered from the vehicles’ own sensors while also allowing for its configuration and, at the same time, managing errors in the system. This system will make use of the preexisting Controller Area Network (CAN) technology to access and gather data from a vehicles sensors so that it can be accessed in real-time through an application. Such an application will communicate with the vehicles OBU using SNMP. This solution should be capable of handling more requests for data than already existing standard technologies and protocols, such as On Board Diagnostics (OBD-II), while also being faster than them. Additionally a way for users or other entities in a VANET to activate/ deactivate specific actuators should also be included in this solution as such a feature is vital to the introduction of methods like platooning.
Em média são vendidos mais de 60 milhões de automóveis por ano em todo mundo e, eventualmente, todos eles irão necessitar de manutenção. Com a complexidade destes veículos sempre a aumentar, qualquer trabalho de manutenção tem aumentado na sua dificuldade como no tempo despendido e. como tal, há uma necessidade de um conjunto de ferramentas de diagnóstico que sejam rápidas e de confiança para acelerar este processo. Ao mesmo tempo, com o aumento de investimento e desenvolvimento de Vehicular ad hoc networks (VANETs), há necessidade de uma aplicação que permita a leitura de sensores em tempo real e mudança de estado de atuadores de um veículo com delay mais baixo possível, permitindo a introdução de métodos de condução como platooning, que obriga a que vários veículos de diferentes marcas e modelos acelerem e travem ao mesmo tempo o que permite a que a distância entre eles baixe visto que o tempo de reação de tal sistema é baseado na latência do método/protocolo de comunicação e não nas capacidades do condutor. O principal objectivo deste projeto é criar e testar uma especificação Management Information Base (MIB) para ser implementada num agente (SNMP) Simple Network Management Protocol dentro de uma On-Board-Unit (OBU) que permita a uma empresa ou individuo o acesso a toda a informação acumulada através dos sensores do veiculo e, ao mesmo tempo, permitir a configuração do veículo e a sua gestão de erros. Este sistema vai utilizar a tecnologia Controller Area Network (CAN) para aceder e acumular dados dos sensores do veiculo para que estes sejam acedidos em tempo real através de uma aplicação. Esta aplicação irá comunicar com a OBU do veiculo através do protocolo SNMP. Esta solução deverá ser capaz de gerir mais pedidos de informação que tecnologias ou protocolos standard já existentes, como On Board Diagnostics (OBD-II), sendo também mais rápido que estes. Adicionalmente, esta solução deverá também incluir alguma maneira para que utilizadores ou outras entidades numa VANET possam activar/desactivar actuadores específicos visto que tal funcionalidade é vital para a introdução de métodos de condução como platooning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Informatics Engineering
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83251
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI/CCTC - Dissertações de Mestrado (master thesis)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
João-Bernardo-Coutinho-Barreiros-Freitas-dissertação.pdf1,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID