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dc.contributor.advisorMarinho, Sandrapor
dc.contributor.authorFerreira, Diana Margarida Soarespor
dc.date.accessioned2023-02-27T17:09:34Z-
dc.date.available2023-02-27T17:09:34Z-
dc.date.issued2023-01-03-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/82938-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Informação e Jornalismo)por
dc.description.abstractA relação entre as várias áreas da comunicação é preponderante e inevitável no âmbito profissional. No Jornalismo, a cooperação entre diversas ramificações da Comunicação é especialmente evidente desde a Revolução Digital. De facto, as transformações tecnológicas levaram à reconfiguração da redação tradicional que é agora orientada para o Jornalismo online, devido a uma confluência de meios a que chamamos convergência mediática. Ora, esta convergência conduziu a uma hibridização de conteúdos evidente nos textos noticiosos que, agora, passam a ser acompanhados de outros suportes: o vídeo, o design, a fotografia e, até mesmo, a publicidade. Este é um fenómeno que denotei ao longo da minha experiência de estágio na Revista RUA que, funcionando apenas online, apresenta conteúdos essencialmente híbridos, onde se misturam várias áreas da comunicação no Jornalismo. A existência de códigos deontológicos que orientem as demais profissões do campo da comunicação é, neste sentido, essencial para que os limites de atuação dos profissionais nas suas respetivas áreas sejam cuidadosamente definidos. Na comunicação, estes códigos acabam por guiar também as relações e interações entre as diferentes áreas, havendo, deste modo, uma conduta ética e moral na profissão. Para além disto, é importante perceber qual o papel que os jornalistas assumem neste fenómeno de hibridização, nomeadamente no que diz respeito às suas funções, formação e competências. Uma vez que durante o estágio também eu assumi diversas funções na área do Audiovisual e Multimédia, para além das minhas funções como jornalista estagiária, o foco deste relatório está na tendência dos jornalistas para assumirem mais tarefas, dentro das várias áreas da Comunicação. Assim, perante o Jornalismo híbrido, os jornalistas manifestam-se como autênticos multifunções, executando as várias fases do trabalho jornalístico sozinhos.por
dc.description.abstractThe relationship between the various areas of communication is preponderant and unavoidable in the professional field. In Journalism, the cooperation between various branches of Communication is especially evident since the Digital Revolution. In fact, technological transformations have led to the reconfiguration of the traditional newsroom that is now oriented to online Journalism, due to a confluence of media that we call media convergence. Nowadays, this convergence has led to a hybridization of content, evident in the news texts that are now accompanied by other media: video, design, photography, and even advertising. This is a phenomenon that I noticed during my three month internship experience at RUA Magazine which operates solely online, presenting essentially hybrid contents, where several areas of communication in Journalism are mixed. The existence of deontological codes that guide the other professions in this field is, in this sense, essential for the limits of professionals' actions in their respective areas to be carefully defined. In communication, these codes also end up guiding the relationships and interactions between the different areas, and thus there is an ethical and moral conduct in the profession. Furthermore, it is important to understand what role journalists play in the phenomenon of hybridization, particularly with regard to their functions, training and skills. Because during the internship I also assumed several functions in the Audiovisual and Multimedia area, besides my responsibilities as an intern journalist, the focus of this report is on the journalists' tendency to assume more tasks, within the several areas of Communication. Thus, in the face of Hybrid Journalism, journalists manifest themselves as authentic multi-taskers, performing the various phases of journalistic work alone.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectJornalismo onlinepor
dc.subjectConvergência mediáticapor
dc.subjectHibridizaçãopor
dc.subjectJornalista multifunçõespor
dc.subjectJournalismpor
dc.subjectOnline journalismpor
dc.subjectMedia convergencepor
dc.subjectHybridizationpor
dc.subjectMulti-tasker journalistpor
dc.titleO jornalista multifunções: questões suscitadas pela hibridização de conteúdospor
dc.title.alternativeThe multi-tasker journalist: issues raised by the hybridization of media contentpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203209761por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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