Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/82931

TitleO contributo da linguagem cinematográfica para a hibridez da publicidade como entretenimento
Author(s)Barbosa, Andreia
Advisor(s)Balonas, Sara
KeywordsAudiovisual
Entretenimento
Hibridização
Linguagem cinematográfica
Publicidade
Entertainment
Hybridization
Cinematic language
Advertising
Issue date11-Dec-2022
Abstract(s)Realizado no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação – Ramo de Publicidade e Relações Públicas, da Universidade do Minho, este relatório de estágio procura compreender e caracterizar a linguagem cinematográfica e como a publicidade audiovisual utiliza as suas estratégias e especificidades para construir o filme publicitário. A publicidade, nos dias de hoje, interage com diversos meios e recursos e, em particular, na área do entretenimento. A sua articulação com a produção de conteúdos culturais resulta na sua hibridização e relação próxima com uma linguagem semelhante à do cinema. Este estudo especializa-se em descrever e analisar o contributo da linguagem cinematográfica para a hibridez da publicidade audiovisual como entretenimento. Através de diversas leituras exploratórias de perspetivas elucidativas de teóricos como Covaleski, Ribaric, Martin e Metz foi possível aliar os vários conceitos a explorar e interligar o mundo publicitário com o do cinema. Ainda, através da própria experiência de estágio e análise de testemunhos de profissionais da área, foi possível explorar a relação complexa e dinâmica que marca a origem do filme publicitário seja nas narrativas ou produções. Sendo assim, o estágio curricular realizado na Creative Lemons foi uma experiência elucidativa que desencadeou uma questão de investigação pertinente na área da publicidade audiovisual. A compreensão da esfera publicitária em interação com a linguagem cinematográfica é uma questão relevante, sendo o processo de hibridez como entretenimento, um fenómeno que deve ser aprofundado.
Carried out under the Master’s in Communication Sciences – Area of Advertising and Public Relations, at the University of Minho, this internship report intends to understand and characterize the cinematic language and how audiovisual advertising uses its strategies and specificities to build the advertising film. Nowadays, advertising interacts with different media and resources and particularly with the field of entertainment. Its articulation with the production of cultural content results in its hybridization and close relationship with a language similar to that of cinema. This study specializes in describing and analyzing the contribution of cinematic language to the hybridity of audiovisual advertising as entertainment. Through several exploratory readings of the elucidating perspectives of theorists such as Covaleski, Ribaric, Martin and Metz, it was possible to combine the various concepts to explore and interconnect the advertising world with cinema. Also, through the internship experience and analysis of testimonies from professionals in the area, it was possible to explore the complex and dynamic relationship that marks the origin of the advertising film, whether in narratives or productions. Therefore, the curricular internship carried out at Creative Lemons was an enlightening experience that triggered a relevant research question in the field of audiovisual advertising. The understanding of the advertising sphere in interaction with cinema language is a relevant issue, and the hybrid process as entertainment is a phenomenon that must be deepened.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82931
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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