Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82686

TítuloEnvolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional
Outro(s) título(s)Student’s school engagement and career adaptability in 10th grade students: a correlational study
Autor(es)Oliveira, Ana Cristina Miranda
Orientador(es)Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveAdaptabilidade de carreira
Envolvimento dos alunos na escola
Adolescência
Career adaptability
Students’ engagement in school
Adolescence
Data12-Dez-2022
Resumo(s)O desenvolvimento de carreira é um processo contínuo da vida de um indivíduo, com especial relevo na adolescência. Este é um período onde as competências e os interesses adquiridos na infância, são incorporados na definição de objetivos vocacionais e em que o desempenho do papel de estudante é saliente no desenvolvimento da carreira. Este estudo tem como objetivo compreender a relação entre o envolvimento afetivo e agenciativo dos alunos na escola e a adaptabilidade de carreira. Participaram 152 estudantes do 10º ano, de ambos os sexos (59.9% raparigas), da zona noroeste de Portugal, com idades entre os 15 e os 20 anos (M = 15.43; D.P. = .818). Os participantes responderam à Escala sobre Adaptabilidade e à Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola. Os resultados de análises de regressão simples mostraram uma associação entre o envolvimento afetivo e agenciativo dos alunos na escola e dimensões da adaptabilidade de carreira. Contudo, além das dimensões do envolvimento estudadas é necessário considerar o papel de outros fatores preditores da adaptabilidade, como a conscienciosidade, a definição de objetivos e a flexibilidade cognitiva.
Career development is a continuous process in an individual’s life, with particular relevance during adolescence. This is a period during which the competences and interests acquired during infancy get incorporated into career goal setting, and where embracing the role of a student is particularly salient in career development. This study aims to understand the relationship between students’ agency and emotional school engagement and their career adaptability. 152 tenth-grade students from north-west Portugal took part (59.9% female), aged between 15 and 20 years old (M = 15.43; S.D. = .818). Data was obtained through the Career Adaptability Scale and the Student Engagement in School Scale. Simple regression analyses results showed a significant relation between students’ agency and emotional engagement in school and dimensions of career adaptability. However, beyond the dimensions of engagement analysed here, it is necessary to consider the role of other predictors of adaptability, such as conscientiousness, goal definition, and cognitive flexibility.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82686
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Cristina Miranda Oliveira.pdf344,45 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID