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TítuloA avaliação de desempenho docente num estudo de caso: uma abordagem sociológica organizacional
Outro(s) título(s)The assessment of teaching performance in a case study: an organizational sociological approach
Autor(es)Sousa, Maria Inês Ribeiro de
Orientador(es)Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Palavras-chaveAvaliação desempenho docente
Carreira
Escola Democrática
Teacher performance evaluation (ADD)
Career
Democratic School
Data25-Nov-2022
Resumo(s)As constantes alterações nas políticas educativas a que assistimos ao longo dos anos, refletem se no ambiente organizacional escolar e na vida profissional e pessoal dos seus agentes. O tema da “Avaliação” ligado à melhoria de prestação de serviços, tem estado presente na vida das pessoas e na educação. Tudo passou a ser mensurável: escolas, alunos, professores, e nada nem ninguém escapa a este paradigma. Esta investigação resulta da vontade de compreender as razões da implementação da Avaliação de Desempenho Docente (ADD) no nosso sistema educativo e o seu impacto no quotidiano dos professores. Para a concretização deste objetivo, recorremos ao método de estudo de caso, o qual incidiu num agrupamento de escolas da periferia da cidade de Guimarães. Desenvolvido a partir de uma análise sociológica, partiu de uma visão híbrida (Racional-Burocrática e Política) que nos permitiu aceder e interpretar as diretrizes normativas e as ações dos professores face à ADD. Com recurso a uma metodologia qualitativa, conta com a aplicação de inquéritos por questionário, entrevistas semiestruturadas e análise documental no estudo de caso. Os dados obtidos permitiram confirmar o impacto negativo que a ADD tem provocado no ambiente escolar, transportando para seu interior: mais ansiedade, conflitualidade e degradação interpessoal, competitividade, sentimentos de injustiça e desmotivação nos professores. Este desânimo tem repercussão na saúde e bem-estar dos professores, nas suas práticas educativas e na qualidade do ensino. Outros constrangimentos identificados na ADD, referem, a existência de quotas para as menções de “Muito Bom” e “Excelente”. Estas têm provocado inúmeras injustiças, excluindo muitos docentes de progredir na carreira, uma vez que num agrupamento apenas 25% têm acesso a estas classificações. Os docentes apontam também a falta de transparência e de imparcialidade por parte dos avaliadores. Como recomendação para o futuro, os atores do nosso estudo entendem que os avaliadores deveriam ter formação específica em Avaliação e atentam que a ADD não contribui para a melhoria da qualidade do ensino / aprendizagens dos alunos.
The constant shifts in educational politics we have witnessed over the years are reflected in the school’s organizational environment, and in the professional and personal lives of its agents. The theme “Evaluation”, associated with the improvement of service provision, has been present in people's lives and in education. Everything became measurable: schools, students, teachers, and nothing and no one escapes this paradigm. This investigation results from the desire to understand the reasons behind the employment of the Teacher Performance Assessment (ADD) in our educational system, as well as the impact it has had on the daily lives of teachers. To achieve this objective, we used the case study method, which focused on a group of schools on the outskirts of the city of Guimarães. Developed from a sociological analysis, started from a hybrid vision (Rational-Bureaucratic and Political) that allowed us to access and interpret the normative guidelines and the teachers' position towards ADD. Using a qualitative methodology, it has the application of surveys, semi-structured interviews, and document analysis in the case study. The obtained data allowed us to confirm the negative impact that ADD has caused in the organizational environment of schools, bringing to their interior: more anxiety, conflict and interpersonal degradation, competitiveness, feelings of injustice and demotivation in teachers. This discouragement has repercussions on the health and well-being of teachers, on their educational practices, and on the quality of teaching. Other constraints were also identified in ADD, namely the existence of quotas for “Very Good” and “Excellent” mentions, which has caused several injustice cases in schools, excluding many teachers from advancing in their careers, since only (25%) of the teachers in a school group have access to these ratings. The teachers concerned in the matter mention the lack of transparency and impartiality from evaluators. As a recommendation for the future, the subjects of our study believe that evaluators should go through a more specific training in Evaluation, and note that ADD does not contribute towards improving the quality of teaching, nor student learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Administração Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82529
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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