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TitleAlterações climáticas e argumentos morais no Twitter: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
Other titlesClimate change and moral arguments on Twitter: a comparative study between Brazil and Portugal
Author(s)Costa, Pedro Rodrigues
Capoano, Edson
Balbé, Alice Dutra
KeywordsMoral
Engajamento
Alterações climáticas
Twitter
Redes sociais
Morals
Engagement
Climate change
Social networks
Issue date31-Dec-2022
PublisherInstituto Superior Miguel Torga
JournalInterações: Sociedade e as Novas Modernidades
CitationCosta, P.; Capoano, E.; Balbé, A. (2022). Alterações Climáticas e Argumentos Morais no Twitter: Um Estudo Comparativo entre Brasil e Portugal. Interações: Sociedade e as Novas Modernidades, 43: 107-127. Instituto Superior Miguel Torga. ISSN: 2184-3929. Doi: https://doi.org/10.31211/interacoes.n43.2022.a5
Abstract(s)O tema das alterações climáticas tende a gerar um conjunto de dilemas e conflitos de inte-resse que importa ter em consideração. Este estudo tem como objetivo analisar os tweets em língua portuguesa sobre o tema das alte-rações climáticas, procurando perceber como se posicionam os utilizadores brasileiros e portugueses e as formas de engajamento no Twitter com base nos fundamentos morais. Analisamos as publicações na rede social entre 01 de outubro de 2021 e 01 de abril de 2022, doi: 10.31211/interacoes.n43.2022.a5Interações: Sociedade e as Novas Modernidades, 43: 107-127a partir da recolha automática de tweets com base nas palavras-chave e.g. “alterações climá-ticas”, “mudanças climáticas e “ambiente”, nos tweets a partir do Brasil e de Portugal, num total de 21.327 publicações. Os fundamentos invocados nos tweets provenientes de Portu-gal geram engajamento com uma visão euro-cêntrica do tema e os fundamentos invocados nos tweets provenientes do Brasil geram um tipo de engajamento dualista e baseado em argumentação de ação política nacional.
The theme of climate change tends to genera- te a set of dilemmas and conflicts of interest that must be taken into account. This study aims to analyze tweets in Portuguese on the subject of climate change, trying to unders- tand how Brazilian and Portuguese users posi- tion themselves and the forms of engagement on Twitter based on moral foundations. We analyzed publications on the social network between October 1, 2021, and April 1, 2022, from the automatic collection of tweets based on keywords e.g. “climate change” and “envi- ronment” (Portuguese equivalent), in tweets from Brazil and Portugal, in a total of 21,327publications. The grounds invoked in the tweets from Portugal generate engagement with a Europeanist view of the of the subject, and the grounds invoked in the tweets from Brazil generate a type of dualistic engagement based on arguments for national political action.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81602
DOI10.31211/interacoes.n43.2022.a5
e-ISSN2184-3929
Publisher versionhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/534
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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