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TítuloInovação no sector público: a implementação do e-governo no município de Xangai
Outro(s) título(s)Innovation in the public sector: the implementation of e-government in Shanghai municipality
Autor(es)Ming Juan Zou
Orientador(es)Araújo, Joaquim Filipe
Palavras-chaveAdministração pública
e-governo
Inovação
Sector público
Public administration
e-government
Innovation
Public sector
Data30-Ago-2022
Resumo(s)Os governos de distintos países operam num mundo complexo e precisam adaptar-se a novas realidades, como a globalização e a sociedade da informação, contexto em que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm papel crucial no modo como o Estado cumpre suas principais funções. Debates e estudos sobre e-governo como uma inovação no sector público – bem como a implementação do e-governo pelos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e seus impactos sobre a inovação na gestão pública demonstram a necessidade de realizar novos estudos para melhor compreensão dessas debates e estudos. Tendo em vista o contexto apresentado, o presente artigo tem como objetivo geral identificar a implementação do portal do governo como uma solução da inovação no sector público em Xangai (http://www.shanghai.gov.cn) e como se medir esta implementação do impacto ao processo da administração público. Apoiando-se em trabalhos e teorias disponíveis na literatura, especificamente relacionados à inovação e e-governo, este trabalho se propõe a investigar os impactos decorrentes da implementação e-governo no município de Xangai através das cognições, comentários e perceções dos seus administradores do nível medio e funcionários públicos. A pesquisa foi realizada por meio de metodologia qualitativa, exploratória e adotando a estratégia de investigação do estudo de caso. O estudo qualitativo propiciou a visualização de uma perspetiva abrangente da implementação do portal website de Xangai, possibilitando melhor entendimento do contexto analisado, gerando diferentes contribuições para o campo teórico, metodológico. A conclusão alcançada no artigo é a de que, os participantes tem uma percepção geral muito positiva sobre a implementação do e-governo como inovação no sector público. Isto e recorrentemente reforcado nas falas em todas as categorias de questionamentos e nas expressões não verbais dos participantes demonstrando o alto nivel de satisfação. Os ganhos apontados pelos participantes quanto aos aspetos tangiveis e mapeados no processo de planejamento da pesquisa, permeiam os conceitos de eficiência, modernização transparência atendendo as proposicões da pesquisa. Ao final, são apontadas limitações da pesquisa, e uma agenda para realização de novas pesquisas.
Governments of different countries operate in a complex world and need to adapt to new realities Governments of different countries operate in a complex world and need to adapt to new realities, such as globalization and the information society, a context in which information and communication technologies (ICT) play a crucial role in the way the State fulfills its main functions. Debates and studies on e-government as an innovation in the public sector - as well as the implementation of e-government by Information and Communication Technology (ICT) resources and its impacts on innovation in public management demonstrate the need for further studies to better understand these debates and studies. In view of the context presented, this article has as a general objective to identify the implementation of the government portal as a solution of innovation in the public sector in Shanghai (http://www.shanghai.gov.cn) and how to measure this implementation of the impact to the public administration process. Drawing on works and theories available in the literature, specifically related to innovation and e-government, this paper sets out to investigate the impacts arising from e-government implementation in Shanghai Municipality through the cognitions, comments and perceptions of its mid-level administrators and civil servants. The research was conducted using qualitative, exploratory methodology and adopting the case study research strategy. The qualitative study provided a comprehensive perspective of the implementation of the Shanghai portal website, enabling a better understanding of the context analyzed, generating different contributions to the theoretical and methodological field. The conclusion reached in the article is that the participants have a very positive general perception about the implementation of e-government as an innovation in the public sector. This is recurrently reinforced in the speeches in all questioning categories and in the non- verbal expressions of the participants demonstrating the high level of satisfaction. The gains pointed out by the participants regarding the tangible aspects mapped in the research planning process permeate the concepts of efficiency, modernization and transparencymeeting the research propositions. At the end, the research limitations, and an agenda for further research are pointed out.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Administração Pública
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81579
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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