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https://hdl.handle.net/1822/81579
Título: | Inovação no sector público: a implementação do e-governo no município de Xangai |
Outro(s) título(s): | Innovation in the public sector: the implementation of e-government in Shanghai municipality |
Autor(es): | Ming Juan Zou |
Orientador(es): | Araújo, Joaquim Filipe |
Palavras-chave: | Administração pública e-governo Inovação Sector público Public administration e-government Innovation Public sector |
Data: | 30-Ago-2022 |
Resumo(s): | Os governos de distintos países operam num mundo complexo e precisam adaptar-se
a novas realidades, como a globalização e a sociedade da informação, contexto em que as
tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm papel crucial no modo como o Estado
cumpre suas principais funções. Debates e estudos sobre e-governo como uma inovação no
sector público – bem como a implementação do e-governo pelos recursos das Tecnologias
de Informação e Comunicação (TIC) e seus impactos sobre a inovação na gestão pública
demonstram a necessidade de realizar novos estudos para melhor compreensão dessas
debates e estudos. Tendo em vista o contexto apresentado, o presente artigo tem como objetivo geral
identificar a implementação do portal do governo como uma solução da inovação no sector
público em Xangai (http://www.shanghai.gov.cn) e como se medir esta implementação do
impacto ao processo da administração público. Apoiando-se em trabalhos e teorias
disponíveis na literatura, especificamente relacionados à inovação e e-governo, este
trabalho se propõe a investigar os impactos decorrentes da implementação e-governo no
município de Xangai através das cognições, comentários e perceções dos seus
administradores do nível medio e funcionários públicos. A pesquisa foi realizada por meio de
metodologia qualitativa, exploratória e adotando a estratégia de investigação do estudo de
caso. O estudo qualitativo propiciou a visualização de uma perspetiva abrangente da
implementação do portal website de Xangai, possibilitando melhor entendimento do
contexto analisado, gerando diferentes contribuições para o campo teórico, metodológico. A
conclusão alcançada no artigo é a de que, os participantes tem uma percepção geral muito
positiva sobre a implementação do e-governo como inovação no sector público. Isto e
recorrentemente reforcado nas falas em todas as categorias de questionamentos e nas
expressões não verbais dos participantes demonstrando o alto nivel de satisfação. Os ganhos
apontados pelos participantes quanto aos aspetos tangiveis e mapeados no processo de
planejamento da pesquisa, permeiam os conceitos de eficiência, modernização transparência atendendo as proposicões da pesquisa. Ao final, são apontadas limitações da
pesquisa, e uma agenda para realização de novas pesquisas. Governments of different countries operate in a complex world and need to adapt to new realities Governments of different countries operate in a complex world and need to adapt to new realities, such as globalization and the information society, a context in which information and communication technologies (ICT) play a crucial role in the way the State fulfills its main functions. Debates and studies on e-government as an innovation in the public sector - as well as the implementation of e-government by Information and Communication Technology (ICT) resources and its impacts on innovation in public management demonstrate the need for further studies to better understand these debates and studies. In view of the context presented, this article has as a general objective to identify the implementation of the government portal as a solution of innovation in the public sector in Shanghai (http://www.shanghai.gov.cn) and how to measure this implementation of the impact to the public administration process. Drawing on works and theories available in the literature, specifically related to innovation and e-government, this paper sets out to investigate the impacts arising from e-government implementation in Shanghai Municipality through the cognitions, comments and perceptions of its mid-level administrators and civil servants. The research was conducted using qualitative, exploratory methodology and adopting the case study research strategy. The qualitative study provided a comprehensive perspective of the implementation of the Shanghai portal website, enabling a better understanding of the context analyzed, generating different contributions to the theoretical and methodological field. The conclusion reached in the article is that the participants have a very positive general perception about the implementation of e-government as an innovation in the public sector. This is recurrently reinforced in the speeches in all questioning categories and in the non- verbal expressions of the participants demonstrating the high level of satisfaction. The gains pointed out by the participants regarding the tangible aspects mapped in the research planning process permeate the concepts of efficiency, modernization and transparencymeeting the research propositions. At the end, the research limitations, and an agenda for further research are pointed out. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Administração Pública |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81579 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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