Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81506

TítuloPolíticas de educação de adultos e comunidades diversas
Autor(es)Lima, Licínio C.
DataDez-2022
EditoraAlto Comissariado para as Migrações (ACM)
CitaçãoLima, L. C. (2022). Políticas de educação de adultos e comunidades diversas. In Maria José Casa-Nova (Coord.). Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos (pp. 15-34). Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações
Resumo(s)[Excerto] Introdução: Sendo componente central e incontomável do ideal de uma educação permanente, que desde Condorcet (1792) recusou o projeto de formação de pessoas apenas, ou sobretudo, hábeis, a educação de adul-tos enfrenta hoje dilemas políticos e institucionais importantes. Talvez o mais elementar, mas simultaneamente o mais crucial, seja o de saber se enquanto complexo de políticas públicas e de práticas sociais ain-da continua a reconhecer-se como integrando o campo educativo, em toda a sua latitude e longitude. Ou se, pelo contrário, se define priori-tariamente, de forma estreita e predominantemente instrumental, como estratégia de formação de "capital humano", de aprendizagem de com-petências para o mercado de trabalho, de qualificações e requalificações da mão de obra assalariada. Dito de outro modo, a educação de adultos assume o projeto de contribuir para que nos tomemos mais humanos e livres, ou apenas mais competitivos e úteis? Visa a liberdade e a autonomia, ou o enquadramento, a assimilação e o ajustamento ao siam que? [...]
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81506
ISBN978-989-685-076-0
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

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