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https://hdl.handle.net/1822/81506
Título: | Políticas de educação de adultos e comunidades diversas |
Autor(es): | Lima, Licínio C. |
Data: | Dez-2022 |
Editora: | Alto Comissariado para as Migrações (ACM) |
Citação: | Lima, L. C. (2022). Políticas de educação de adultos e comunidades diversas. In Maria José Casa-Nova (Coord.). Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos (pp. 15-34). Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações |
Resumo(s): | [Excerto] Introdução: Sendo componente central e incontomável do ideal de uma educação permanente, que desde Condorcet (1792) recusou o projeto de formação de pessoas apenas, ou sobretudo, hábeis, a educação de adul-tos enfrenta hoje dilemas políticos e institucionais importantes. Talvez o mais elementar, mas simultaneamente o mais crucial, seja o de saber se enquanto complexo de políticas públicas e de práticas sociais ain-da continua a reconhecer-se como integrando o campo educativo, em toda a sua latitude e longitude. Ou se, pelo contrário, se define priori-tariamente, de forma estreita e predominantemente instrumental, como estratégia de formação de "capital humano", de aprendizagem de com-petências para o mercado de trabalho, de qualificações e requalificações da mão de obra assalariada. Dito de outro modo, a educação de adultos assume o projeto de contribuir para que nos tomemos mais humanos e livres, ou apenas mais competitivos e úteis? Visa a liberdade e a autonomia, ou o enquadramento, a assimilação e o ajustamento ao siam que? [...] |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81506 |
ISBN: | 978-989-685-076-0 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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