Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81279

TítuloInfluência dos componentes da pele artificial na origem das fissuras em assentos
Outro(s) título(s)The influence of artificial leather components on the origin of cracks in seats
Autor(es)Mota, Sandra Patrícia Machado
Orientador(es)Botelho, Gabriela
Marceneiro, Sofia
Palavras-chaveAditivos
Fissuras
Pele artificial
Policloreto de vinilo
Resina
Additives
Cracks
Artificial leather
Polyvinyl chloride
Resin
Data21-Jan-2022
Resumo(s)As peles artificiais detêm elevada importância na indústria automobilística, pelo facto de poderem ser aplicadas no revestimento de diversos componentes do interior automóvel. Todavia, um dos principais problemas existentes na pele artificial, utilizada na construção de assentos, é a fissuração. A indústria tem-se esforçado em procurar desenvolver um material composto 100 % por policloreto de vinilo, com resistência à fissuração e a um custo relativamente baixo. É, claramente, um desafio audacioso e inovador, que exige um conhecimento aprofundado do modo e das causas raiz das fissuras, bem como a procura de novos aditivos que permitam reformular a formulação base da pele artificial. Assim, pretende-se a otimização do produto incidindo maioritariamente nas matérias-primas usadas na formulação base da pele artificial. Numa primeira fase deste trabalho, pretendeu-se avaliar a eficiência e o desempenho de uma nova resina de policloreto de vinilo na formulação base de um plastisol já produzido na empresa e sua interação com diferentes resinas. Com base nos resultados, é possível inferir que a formulação ABC5 apresenta resultados bastante promissores, uma vez que o valor de alongamento e carga à rotura é superior ao das restantes novas formulações e a quantidade de compostos orgânicos voláteis e semi voláteis emitida é ligeiramente inferior, traduzida em valores mais baixos obtidos por GC-MS. Além disso, exibe um comportamento reológico muito semelhante à referência e detém uma classificação de cheiro ligeiramente melhor em comparação com as restantes novas formulações. Numa segunda fase, foi avaliada a influência e o desempenho de diferentes aditivos na formulação base de um plastisol já produzido na empresa. De uma forma geral, depreende-se que a incorporação da quantidade mínima dos novos aditivos proporcionou resultados semelhantes à referência. Pelo contrário, a incorporação da quantidade máxima conferiu desempenhos gerais claramente inferiores, principalmente o aditivo D. Com base nos resultados, é possível inferir que a incorporação do aditivo A proporciona resultados bastante promissores, uma vez que o valor de alongamento e carga à rotura é superior ao das restantes novas formulações e a quantidade de substâncias voláteis emitida é ligeiramente inferior, traduzida em valores mais elevados de fogging refletómetro. Somado a isso, os plastisóis que detêm o aditivo A na sua formulação exibem um comportamento reológico muito semelhante à referência e a classificação de cheiro é ligeiramente melhor. Em suma, a formulação ABC5 e o aditivo A poderão representar alternativas inovadoras a fim de diminuir ou erradicar as fissuras em estofos de automóvel.
Artificial leathers are of great importance in the automotive industry because they can be applied to the coating of various components of the automotive interior. However, one of the main problems existing in artificial leather, used in seat construction, is cracking. The industry has been struggling to develop a material composed by 100 % polyvinyl chloride, with crack resistance and at a relatively low cost. It is clearly an audacious and innovative challenge, which requires an in-depth knowledge of the mode and root causes of cracks, as well as the search for new additives to reformulate the base formulation of artificial leather. Thus, it is intended to optimize the product focusing mainly on the raw materials used in the base formulation of artificial leather. In the first part of this work, it was intended to evaluate the efficiency and performance of a new polyvinyl chloride resin in the base formulation of a plastisol already produced in the company and its interaction with different resins. Based on the results, it is possible to infer that the ABC5 formulation presents very promising results, since the elongation value and load at break is higher than that of the other new formulations and the quantity of volatile and semi-volatile organic compounds emitted is slightly lower, translated into lower GC-MS values. In addition, it exhibits a rheological behaviour very similar to the reference and it holds a slightly better odor classification compared to other new formulations. In the second part of this thesis, the influence and performance of different additives was evaluated in the base formulation of a plastisol already produced in the company. In general, it deduces that the incorporation of the minimum quantity of the new additives to deliver similar results to the reference. Otherwise, the incorporation of the maximum quantity provided clearly inferior general performances, mainly the additive D. Based on the results, it is possible to infer that the incorporation of additive A provides very promising results, since the elongation value and load at break is higher than that of the other new formulations and the quantity of volatile substances emitted is slightly lower, translated into higher values of reflectometric fogging. In addition, the plastisols that hold additive A in their formulation exhibit a rheological behaviour very similar to the reference and the odor classification is slightly better. In a way, the ABC5 formulation and additive A may represent innovative alternatives in order to reduce or eradicate cracks in car upholstery.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Técnicas de Caracterização e Análise Química
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81279
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDQuim - Dissertações de Mestrado

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Sandra Patricia Machado Mota.pdf
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