Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81226

TítuloEducação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores
Autor(es)Santos, Rita de Cassia dos
Orientador(es)Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares
Palavras-chaveEducação para a carreira
Educação
Escola
Infância
Profissão
Career education
Education
School
Childhood
Profession
Data17-Jun-2022
Resumo(s)Tomar decisões de carreira é, quase sempre, um momento angustiante para os jovens por trazer inseguranças na definição daquilo que norteará os próximos anos, a nível académico e/ou profissional. Protelar este processo para o final do ensino básico e ensino secundário significa renegar uma trajetória escolar onde podemos trabalhar competências que são importantes nos momentos decisórios. A Educação para Carreira surge como um potencial aliado, visando trabalhar estas competencias ao longo da escolarização. Este projeto pretende mapear a existência de intervenções de Educação para Carreira e qual a importância atribuída por psicólogos e professores a estas intervenções, nas escolas públicas do Ensino Básico I da cidade de Braga. Para isso, propõe-se a aplicação de um questionário a Psicólogos e professores do 4° ano do ensino básico em 12 escolas, uma em cada agrupamento escolar da cidade. Recorrendo a análises descritivas e de conteúdo das respostas dadas pretende-se caracterizar um perfil dos profissionais com base nas suas perspetivas sobre Educação para Carreira. Isto poderá favorecer o planeamento de intervenções sobre Educação para Carreira nos anos iniciais de escolarização, promovendo maior prontidão de carreira para enfrentar diferentes transições académicas e profissionais nos estudantes.
Taking career decisions is, almost always, an anguishing moment to young for bringing insecurities in the definition of what will guide the following years, on an academic and/or professional level. Postpone this process towards the end of basic school and high school means to deny a scholar trajectory where is possible to develop skills that are important in decisive moments. Career education comes as a potential ally, aiming to work these skills through schooling. This project intends to map the existence of career education interventions in Braga and the importance assigned by psychologists and teachers to these interventions, in the Public basic schools of Braga. For this, it is proposed the application of a questionnaire to psychologists and teachers of the 4th of basic education in 12 schools, each one of them in one separate school grouping in the city. Using descriptive analysis and content of the answers given, it is intended to draw a profile of the professionals based on their perspective on career education. This might favor the planning of intervention in career education in the early years of schooling, promoting greater readiness to face different academic and professional transitions in students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81226
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rita de Cassia dos Santos.pdf457 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID