Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81191

TítuloRepresentações visuais nos manuais escolares: uma proposta de análise
Autor(es)Balbé, Alice Dutra
Camanho, Luís Miguel Sousa
Trindade, Elaine Cristina Azevedo
Cabecinhas, Rosa
Palavras-chaveCultura visual
Manuais escolares
Representações sociais
Grelha de análise
Análise de imagens
Textbooks
Social Representations
Grid analysis
Image analysis
Data2022
EditoraHúmus
CitaçãoBalbé, A., Camanho, L., Trindade, E., & Cabecinhas, R. (2022). Representações visuais nos manuais escolares: uma proposta de análise. In M. L. Martins, A. Balbé, I. Macedo, & E. Mabasso (Eds.). Portugal e Moçambique - Travessias identitárias e imaginários do passado e do presente (pp. 129-151). Húmus.
Resumo(s)Este artigo apresenta uma proposta de grelha de análise que tem como objetivo sistematizar o estudo das imagens incluídas em manuais escolares de história moçambicanos e portugueses, no âmbito do projeto Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal. A grelha de análise visa o tratamento quantitativo de imagens e a interpretação do conjunto iconográfico e das respetivas legendas, abrindo possibilidades para a análise comparativa. Deste modo, pretendemos formalizar uma estrutura de análise que contribua para o enriquecimento de futuros estudos no campo da análise de manuais escolares e representações sociais. Esta pesquisa parte da premissa de que as imagens são fontes de conhecimento e, sobretudo, têm um papel importante na produção e disseminação de visões do mundo a serem analisadas no âmbito dos estudos das representações sociais.
This article proposes an analysis grid to systematise the study of images in history textbooks, based on textbooks from Mozambique and Portugal, within the research project Memories, cultures and identities: the past and the present of intercultural relations in Mozambique and Portugal. The analysis grid aims at the quantitative treatment of the images and the descriptive and interpretative decoding of the iconographic set and respective captions, opening up possibilities for comparative analysis. In this way, we intend to formalise an analysis structure that can contribute to future studies in analysing textbooks’ images. This research starts from the premise that images are sources of knowledge and have an important role in the production and dissemination of worldviews to be analysed within the scope of studies of social representations.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81191
ISBN978-989-755-832-0
Versão da editorahttps://edicoeshumus.pt//index.php?route=product/product&search=Portugal+e+Mo%C3%A7ambique+&product_id=1486&search=Portugal+e+Mo%C3%A7ambique+
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2022_Balbé, Camaho, Trindade e Cabecinhas grelha manuais pt.pdf299,9 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID