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https://hdl.handle.net/1822/8096
Título: | Cientistas e didactas das ciências: do diálogo "impossível" às convergências necessárias |
Autor(es): | Sá, Joaquim |
Palavras-chave: | Cientistas Didactas das ciências Qualidade do ensino das ciências Qualidade da formação dos professores Didáctica |
Data: | Abr-2005 |
Editora: | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP) |
Citação: | ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, Porto, Portugal, 2005 – “Encontro Nacional de Educação em Ciências : actas”. Porto : Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, 2005. ISBN 972-8969-00-7. |
Resumo(s): | Estimados colegas, Prof.ª Helena Caldeira, Prof. Jorge Alves e Prof. Vítor Trindade, Na sequência dos convites que vos foram endereçados pela Comissão Organizadora (C.O.), para participarem num Debate com Convidados sobre Ciências e Didácticas, e do convite que me foi formulado para moderar/coordenar deste debate, venho por este meio estabelecer convosco um primeiro contacto . Eric Mazur, professor de Física na Universidade de Harvard, conta que um dia foi confrontado com estudos educacionais que apresentavam resultados muito negativos de estudantes universitários de Física, num teste de questões muito simples da vida quotidiana. Verificou que o mesmo se passava com os seus alunos depois de ter leccionado uma cadeira semestral de Física. Decidiu então alterar radicalmente os seus métodos de ensino e afirma: Eu encaro os dados das minhas experiências laboratoriais da mesma maneira que trato os resultados das minhas aulas, que são também um laboratório. Declarou então o seu apreço por aqueles que investigam o ensino e a aprendizagem e passou a integrar na sua prática de ensino regular a investigação em Didáctica, o que veio a dar lugar à publicação do livro Peer Instruction, em 1997. Será que os Didactas também têm a oportunidade de submeterem as suas teorias à prova da prática de ensino das Ciências? Pretende-se pois com este debate iniciar uma discussão em torno das dificuldades de comunicação e das possibilidades de diálogo e convergência entre dois mundos académicos que têm estado de costas voltadas: o mundo dos Cientistas e o dos Didactas das Ciências. - Em que medida podem essas duas comunidades académicas convergir, face ao desafio comum de melhoria da qualidade de ensino das Ciências? - Será desejável que a perspectiva científica influencie a perspectiva didáctica e vice-versa, tendo em vista a melhoria da qualidade da formação de professores de Ciências e da qualidade de ensino nas escolas? - Será possível passar da desconfiança à cooperação? Brevemente enviar-vos-ei, para a vossa consideração, um pequeno texto que possa ajudar a enquadrar a natureza da discussão. Com os melhores cumprimentos Joaquim Sá |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | O texto depositado tem o carácter de introdução a uma mesa redonda sobre o tema "Cientistas e Didactas das Ciências, do 'diálogo' impossível à convergência necessária" realizada no XI Encontro Naconal de Educação em Ciências. Para além do moderador, participaram no debate os Professores Vitor Trindade, Helena Caldeiara e Jorge Maia Alves. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8096 |
ISBN: | 972-8969-00-7 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DCILM - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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