Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/8095

TitleEm cada criança um génio da ciência! Ou quando o tempo óptimo passou e não tem volta
Author(s)Sá, Joaquim
KeywordsAprendizagem reflexiva das ciências
Questionamento do professor
Potencial de aprendizagem
Estado de fluxo
Issue date2008
Abstract(s)Nesta comunicação apresenta-se uma perspectiva de ensino das ciências experimentais, baseada na investigação e na experiência pessoal do autor, que potencia a capacidade de aprendizagem das crianças para níveis de elevada qualidade. Numa atmosfera de liberdade e de comunicação, promove-se o estado de fluxo, por via de uma acção do professor que em cada momento capta a zona de actividade cognitiva mais produtiva dos alunos. O questionamento reflexivo do professor desempenha um papel de fundamental importância. O período correspondente aos primeiros anos de escolaridade, corresponde a um "tempo óptimo" para a indução de tal processo. Se esse período não for devidamente rentabilizado o "tempo óptimo passou e não tem volta".
TypeOral presentation
DescriptionApresentação efectuado no Congresso Internacional Escolar - Ambiente, Saúde e Educação, 1, Braga, Portugal, 2008.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8095
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DCILM - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cada Criança um Génio.pdfDocumento principal1,9 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID