Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80530

TítuloTrajetória de vida de uma formadora de professores de matemática: as implicações da constituição da identidade profissional na atuação docente
Autor(es)Barbato, Christiane Novo
Martinho, Maria Helena
Palavras-chaveFormação de professores
Identidade profissional
Conhecimento profissional
Teacher training
Professional identity
Professional knowledge
Data2015
EditoraUniversidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia
CitaçãoBarbato, C. N., & Martinho, M. H. (2015). Trajetória de vida de uma formadora de professores de matemática: As implicações da constituição da identidade profissional na atuação docente. Atas do I Seminário Internacional — Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (Vol II, pp. 815-833). Universidade Católica do Porto, Portugal, 1 - 20. ISBN: 978-989-96186-7-1.
Resumo(s)O texto que ora se apresenta é o resultado de uma investigação que procurou, através de narrativa oral, conhecer a trajetória de formação e o percurso profissional de uma formadora de professores de matemática. Buscando analisar a constituição da identidade profissional da docente, que atua em uma universidade pública brasileira, procurou compreender em que medida e de que maneira os conceitos, os conhecimentos, suas opções e experiências discentes e docentes,que foram constituindo a identidade profissional da formadora, interferem na sua relação com as disciplinas que ministra, na sua visão da profissão docente e nos saberes que ela mobiliza para formar os futuros professores de matemática. A pesquisa, de abordagem qualitativa na perspectiva autobiográfica, baseou-se em entrevista narrativa. Para a tecedura deste texto, ancoramo-nos nos conceitos de história de vida oral e identidade docente. Da análise da narrativa da professora, obteve-se a relevância de um sentimento positivo em relação à profissão, construído durante a sua trajetória profissional, para incentivar seus atuais alunos da licenciatura em matemática a permanecerem na carreira docente, uma vez que muitos deles manifestam intenção de desistir ante o choque com a realidade durante seus estágios nas escolas de ensino básico brasileiras. Igualmente, ressalta-se que ainda que a docência não tenha sido sua primeira opção de carreira, o encantamento de se reconhecer professora e os laços afetivos que ela vai estabelecendo com os alunos e com a comunidade escolar no início de sua carreira mostram-se pereptórios na sua constituição profissional, na sua visão de formadora e nos saberes que ela mobiliza para formar os futuros professores. Para além de conteúdos, didáticas e metodologias, a docente revela reconhecer as diferentes dimensões de conhecimento necessárias ao desempenho da profissão dos seus alunos.
Tis paper is the result of an investigation that searched for, through oral narrative, know the trajectory of training and the career of a former of math teachers. Looking for analyze the constitution of professional teaching identity, working in a brazilian public university, we tried to understand to what extent and in what manner the concepts, knowledge, their choices and students and teaching experiences, which were constituting professional identity teacher, afects in her relationship with the subjects that Minister, in her vision of the teaching profession and the knowledge that she mobilizes to train future math teachers. Te research, qualitative approach to autobiographical perspective, was based on narrative interview. For the architecture of this text, we relied on the concepts of oral history of life and teaching identity. From the teacher’s narrative analysis, we obtained the importance of a positive feeling about the profession, built during his career, to encourage her current students of the degree in mathematics to remain in the teaching profession, since many of them manifest intention to give up before the impact with reality during their internships in brazilian basic education schools. Also, we note that although the teaching profession was not his frst career choice, the spell she felt to be recognized teacher and emotional ties that she established with the students and the school community at the beginning of his career, are shown peremptory in her professional formation, in her forming vision and knowledge it mobilizes to train future teachers. More than content and teaching methods, the teacher reveals recognize the diferent dimensions of knowledge necessary for the performance of the profession of her students.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80530
ISBN978-989-96186-7-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ATAS_VOL_II-1_artigo.pdf210,21 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID