Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/80523

TitleCapacitação docente em tempos de pandemia: gamificação, flipped classroom e avaliação formativa no Moodle
Other titlesTeacher training in pandemic times: gamification, flipped classroom and formative assessment in Moodle
Author(s)Sales, Gilvandenys Leite
Silva, Bento Duarte
Lencastre, José Alberto
KeywordsGamificação
Capacitação docente
Avaliação formativa
Modelo LV
Teacher training
Formative assessment
Model LV
Gamification
Issue date11-Jul-2022
PublisherUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte. Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (CNPq/UERN)
JournalRevista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
CitationSales, G. L., Silva, B. D., & Lencastre, J. A. (2022). Capacitação Docente em Tempos de Pandemia: gamificação, flipped classroom e avaliação formativa no Moodle. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 8, n. 25, Jan 2022, 146-163.
Abstract(s)Face a demanda para capacitação docente diante da pandemia de COVID-19, é mister que professores dominem ferramentas online síncronas ou assíncronas, principalmente, aquelas que auxiliam no indicativo de presencialidade discente e favorecem a avaliação processual. Para tanto, apresenta-se o Moodle com abordagem de Sala de Aula Invertida e Gamificação, devidamente customizado com elementos de jogos e associado ao modelo de avaliação formativa Learning Vectors (LV). Esta pesquisa validou a métrica de avaliação Fator β do Modelo LV, tal métrica pode motivar os cursistas e gerar empoderamento. O LV implementado no Moodle também pode otimizar a carga de trabalho do professor no gerenciamento do curso, ao apresentar as notas das atividades (aspecto quantitativo), o Fator β (aspecto qualitativo) e o cômputo de faltas. Espera-se que professores possam reinventar a sua sala de aula e fazer o “Novo Normal” pedagógico.
In view of the demand for teacher training in the face of the COVID-19 pandemic, it is necessary for teachers to master synchronous or asynchronous online tools, especially those that assist in the presence of students and favor procedural assessment. To this end, Moodle is presented with an Flipped Classroom and Gamification approach, duly customized with game elements and associated with a Learning Vectors formative assessment model (LV). This research validated the LV Model Factor β evaluation metric, such a metric can motivate course participants and generate empowerment. The LV implemented in Moodle can also optimize the teacher's workload in managing the course, by presenting the notes of the activities (quantitative aspect), the Factor β (qualitative aspect) and the computation of absences. It is hoped that teachers will be able to reinvent their classroom and do the pedagogical “New Normal”.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80523
DOI10.21920/recei72022825146163
e-ISSN2447-0783
Publisher versionhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3844
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_revista_RECEI_GilvandenysSales_BentoSilva_JoséAlbertoLencastre.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID