Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80321

TítuloProgramas de formação do tipo trainee e trajetórias profissionais dos recém-licenciados: um estudo de caso em uma organização Brasileira
Outro(s) título(s)Trainee-type training program and professional path of young graduates: a case study in a Brazilian organization
Autor(es)Jardim, Daniela de Almeida
Orientador(es)Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveCultura organizacional
Educação e formação
Educação não-formal
Inserção profissional
Programas trainee
Organizational culture
Education and training
Non-formal education
Professional insertion
Trainee programs
Data2022
Resumo(s)O presente estudo pretende configurar-se em um instrumento norteador para uma reflexão mais profunda sobre as dimensões educativa e social de determinado programa de formação na modalidade trainee e sua contribuição para a trajetória profissional de jovens recém-licenciados no mercado de trabalho. Na dimensão educativa pretendeu-se investigar as contribuições do programa quanto à aquisição de novos conhecimentos, comportamentos e valores; na dimensão social almejou-se compreender a contribuição do programa no que diz respeito à inserção e trajetória profissional de recém-licenciados em era de escassez e precariedade da atividade laboral. Neste contexto, o estudo apresenta uma breve caracterização do cenário económico atual, permeando a escassez e precariedade da atividade laboral, a consequente imprevisibilidade e turbulência da transição de recém-licenciados para o mercado de trabalho na atualidade, o perfil do sistema de educação corporativa, as características dos programas do tipo trainee e as dimensões educativa e social que este apresenta. Foram ainda abordados os conceitos de educação, aprendizagem ao longo da vida e aprendizagem organizacional e políticas educacionais que subjazem às proposições norteadoras deste estudo. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se a uma abordagem qualitativa, apoiada num estudo de caso realizado numa organização empresarial Brasileira. Embora a organização estudada tenha declarado enquanto objetivo estratégico do programa a formação de mão de obra qualificada apta a atender às futuras demandas organizacionais, denotando cariz funcional; no decorrer da pesquisa, surpreendentemente, descortinou-se um programa com estratégia metodológica vivencial capaz de fomentar ricas experiências ao nível da socialização profissional, aprendizagens significativas e a alavancagem da carreira dos trainees.
The present study intends to provide a guiding instrument for a deeper reflection on the educational and social dimensions of the trainee-type training program, along with its contribution to the professional path of young graduates in the labor market. In the educational dimension, the focus was to investigate the contributions of the program regarding the acquisition of new knowledge, behaviors, and values; while in the social dimension, the aim was to understand the contribution of the program concerning the insertion and professional path of these young graduates in a moment of employment scarcity and precariousness. In this context, this study firstly comprises a brief characterization of the current economic scenario, followed by a discussion on the employment scarcity and precariousness and the consequent unpredictability and turbulence transition of recent graduates to the labor market. Moreover, it also covers the corporate education system profile, the characteristics of trainee programs, and its educational and social aspects. The concepts of education, lifelong learning, organizational learning, and educational policies underlying the guiding propositions of this study were equally approached. From the methodological point of view, a qualitative research was performed based on a case study in a Brazilian business organization. Although the studied organization has declared that the strategic objective of the program was the formation of qualified employees capable of assuming future organizational demands, demonstrating essentially a functional nature; during the research, surprisingly, the program was revealed to be a practical methodological approach with the possibility of promoting enriching experiences, including professional socialization, significant learning, and improvement on the trainees’ careers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80321
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+Daniela++Jardim.pdf1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID