Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80272

TítuloKiko, a lesson planner system to enhance classes
Autor(es)Cruz, Tiago Miguel Alves
Orientador(es)Henriques, Pedro Rangel
Araújo, Cristiana
Palavras-chaveLesson Plans
Teacher support tools
Technology-enhanced learning
Pedagogical tools integration
Domain-specific languages
Planos de Aula
Ferramentas de suporte ao Professor
Aprendizagem assistida por tecnologias
Integração de ferramentas pedagógicas
Linguagens de domínio específico
Data9-Jan-2020
Resumo(s)This document presents and discusses the outcomes of a project in the area of Pedagogical tools to support teaching. This project is part of the work in the second year of the Master degree in Software Engineering and was accomplished at Universidade do Minho in Braga, Portugal. The main outcome of this Master project is an application that allows a teacher to plan his classes by describing in a text file the topics and subtopics of the school program that he has to teach in a lesson, linking to each concept the multimedia support materials and questions that he intends to do (orally, on paper, or on the computer). This application is based on a domain specific language (DSL) specially tailored to described easily lesson plans no matter the course or the teaching topic. The application contains all user-entered lesson plans, which are automatically processed to create a classroom presentation for each subject, supporting and guiding a given class. Whenever intended by the user, the appli cation also processes all external resources, introducing hyperlinks to them in the various fields of the lesson plan. The application is publicly available at the Language-Processing Research group server.
Este documento apresenta e discute os resultados de um projeto na área de ferramentas pedagógicas para apoiar o ensino. Este projeto faz parte do trabalho do segundo ano do Mestrado em Engenharia de Software e foi realizado na Universidade do Minho em Braga, Portugal. O principal resultado deste projeto de Mestrado é uma aplicação o que permite ao professor planear as suas aulas descrevendo num ficheiro de texto os tópicos e subtópicos do programa escolar que ele deve ensinar numa aula, interligando a cada conceito os materiais de suporte multimédia e perguntas que ele pretende fazer (oralmente, no papel ou no computador). Esta aplicação é baseada numa linguagem específica de domíınio (DSL), especialmente adaptada para descrever facilmente planos de aula, independentemente do curso ou do tópico de ensino. A aplicação contém em todos os planos de aula inseridos pelo utilizador, que são processados automaticamente para criar uma apresentação na sala de aula para cada disciplina, dando suporte e servindo de guião para uma determinada aula. Sempre que pretendido pelo utilizador, a aplicação também processa todos os recursos externos, introduzindo links para eles nos vários campos do plano de aula. A aplicação está disponível publicamente no servidor do grupo de Pesquisa de Processamento de Linguagens.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Computer Science
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80272
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tiago Miguel Alves Cruz.pdfDissertação de mestrado2,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID