Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/80134

TitleAcessibility modeling to support decision-making in urban investiments in Amazonia cities: the case of Santarém-PA
Other titlesModelagem da acessibilidade como suporte à tomada de decisão em investimentos urbanos na Amazônia: O caso de Santarém-PA
Author(s)Rodrigues, Daniel Souto
Ramos, Rui A. R.
Tobias, Maisa Sales Gama
KeywordsTransporte fluvial
Expressos
Amazonas
Técnica
Issue date2020
PublisherFluxo Gráfica
Abstract(s)O artigo trata da dinâmica do transporte Expresso na rede fluvial amazônica, à luz das transformações sociais ocorridas no espaço regional-global e, para isso, busca-se compreender as principais rotas e conexões onde esses barcos se fazem presentes na região. Foram utilizadas como bases analíticas os conceitos de espaço, técnica, fluxos e redes, que se colocam como dispositivos analíticos importantes nas ciências humanas, devido à capacidade para compreender a articulação entre os lugares, pois a sociedade, assim como os meios de transportes, organiza-se em redes. Para principal obtenção de dados utilizou-se o trabalho de campo, que foi realizado a partir de entrevistas e viagens nas embarcações, bem como visitas a órgãos competentes. Tomou-se como ponto de partida o Porto da Manaus Moderna, visto que o fluxo da navegação amazonense acontece predominantemente à partir deste porto. Após essa etapa, investigou-se mais profundamente as calhas do Rio Amazonas e Solimões, priorizando as seguintes rotas: Manaus-Tabatinga e Manaus-Coari-Tefé. Investigou-se, também, o funcionamento dos Expressos em Itacoatiara, já que essa cidade apresenta função de distribuição na rede fluvial para outras cidades do entorno. O crescimento do uso dos barcos Expressos, cuja prioridade é o transporte de passageiros, é evidente em várias rotas, visto que realizam viagens mais 16 DAVID, R. C. A. Universidade Federal do Amazonas TERRA DO MAR DOCE: Contribuições da Academia para a Navegação na Amazôniav.1, n. 1, 2020, p. 13-43 velozes do que as embarcações de transporte misto, ao mesmo tempo apresentam custo maior para os passageiros. Estes barcos estão presentes em várias rotas do transporte regional, modificando a maneira tradicional de articulação entre cidades na Amazônia, pois o tempo dos deslocamentos é consideravelmente reduzido com a utilização dos Expressos. Desta forma, percebe- se uma tendência de expansão deste serviço para outras rotas no Amazonas, basicamente ligando as principais cidades do estado à capital Manaus, maior mercado de origem e destino de passageiros.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80134
ISBN978-65-81780-01-2
e-ISBN978-65-81780-00-5
Publisher versionhttps://ppgenav.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/documentos/Terra%20do%20Mar%20Doce-eBOOK.pdf
AccessOpen access
Appears in Collections:C-TAC - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Terra do Mar Doce-eBOOK.pdfLivro completo9,15 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID