Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8009

TitleMitos e temas revisitados na literatura infanto-juvenil contemporânea : uma literacia de (re)criação
Author(s)Silva, Gisela Cristina Ribeiro
Diogo, Américo Lindeza
Azevedo, Fernando José Fraga de
KeywordsLiteracia
Imaginário
Símbolos
Mitos
(Re)criação
Issue dateFeb-2008
PublisherUniversidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança (IEC)
CitationCONGRESSO INTERNACIONAL EM ESTUDOS DA CRIANÇA, 1, Braga, Portugal, 2008 – “Infâncias Possíveis, Mundos Reais”. Braga : Instituto de Estudos da Criança, 2008.
Abstract(s)O objectivo desta comunicação é desenvolver uma reflexão sucinta sobre o contínuo aparecimento de obras da literatura contemporânea de potencial recepção Infanto-Juvenil que reabilitam o Imaginário, onde imagens arquetípicas, mitos, símbolos e temas levam à promoção do crescimento intelectual da criança ou do jovem através de uma literacia de permuta e (re)criação. Tendo por base textos da literatura Infanto-Juvenil portuguesa e estrangeira, no contributo de uma literacia evolutiva do Imaginário em contexto de sala de aula e de Biblioteca Escolar, pretende-se, a partir da experiência de trabalhos desenvolvidos em turmas dos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, reforçar a importância de um correcto arranjo literário construído não só pela realidade efectiva das figuras propostas no texto, mas também pela legitimidade do simbolismo, marca incontestável de uma herança dos tempos primeiros da humanidade e que tanto cativa os jovens leitores. Apresentaremos como suporte deste trabalho três aspectos discursivo-textuais: a) A compreensão da problemática de uma nova consciência do Imaginário e o seu papel na literatura para crianças e jovens; b) A relação dialógica entre o leitor infanto-juvenil e o texto na apreensão de temas, imagens e símbolos enquanto veículos de sentidos e valores; c) A divulgação de um diálogo aberto ao exercício da prática literácita dos símbolos e das imagens em contexto escolar, tendo-se como principal objectivo a prática da leitura e da (re)criação como exercícios de fruição e de enriquecimento enciclopédico para os jovens curiosos e menos curiosos, que são parte integrante das nossas escolas e das nossas famílias. Serão temáticas de suporte, quer a percepção epistemológica de Mircea Eliade na concretização da linguagem mítica do «centro», quer a reflexão de Simone Vierne na compreensão do percurso iniciático do herói e a sua demanda.
TypePanel presentation
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8009
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DCILM - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gisela_20Silva.pdfMitos e Temas Revisitados125,08 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID