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TítuloPotencialidades da mediação intercultural no 4º ano do ensino básico
Outro(s) título(s)Potentialities of intercultural mediation in the 4th grade of primary education
Autor(es)Cunha, Inês Rodrigues da
Vilaça, Teresa
Canelas, Cristina
Palavras-chaveCultura
Escola
Mediação Intercultural
Culture
School
Intercultural Mediation
Data2021
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoCunha, I.R., Vilaça, T., & Canelas, C.(2021). Potencialidades da Mediação Intercultural no 4º Ano do Ensino Básico. In T.Vilaça & I.C. Viana (Orgs.). Formação, Mediação e Supervisão: Desafios, Desigualdades, Emergências e Respostas em tempos de Covid-19 (pp.263- 279). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Resumo(s)A escola é um espaço de cruzamento de culturas, onde a diversidade impera. Nos dias que correm, cada vez mais encontramos meios escolares onde se inserem crianças únicas, portadoras de uma individualidade que caracteriza a sua cultura de origem. Deste modo, a mediação intercultural apresenta-se como uma forte aliada dos espaços escolares, na medida em que impulsiona a criação de laços entre as diferentes culturas, esbatendo as diferenças que daí advêm. Frente a tal premissa, emerge o projeto de estágio intitulado por “Um Mundo Sem Igual – Desafios da Mediação Intercultural”, do Mestrado de Mediação Educacional, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho, que surgiu a partir de uma ambição pessoal: a de promover uma melhor convivência entre pessoas de diferentes culturas. Assim sendo, o presente projeto de investigação e intervenção visa responder à seguinte questão: Como é que a mediação intercultural contribui para que as crianças do 4ºano do ensino básico lidem com as diferenças culturais existentes na turma? Participaram no projeto crianças de idades compreendidas entre os nove e onze anos de idade, que frequentam o 4º ano de escolaridade de uma escola de Braga. Os dados sobre a prática foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada aos alunos no início e no final do projeto, diários de bordo da investigadora e análise dos documentos produzidos durante o projeto. A análise de conteúdo dos dados recolhidos permitiu observar que os alunos envolvidos aprofundaram o seu conhecimento sobre os países dos colegas que não nasceram em Portugal. Também se observou a existência de alguns preconceitos relacionados com as pessoas de outros países, que diminuíram com este projeto, e uma evolução nos alunos das competências de escuta ativa, empatia e respeito pelos outros.
A school is a place where cultures cross, and diversity remains supreme. Nowadays, we increasingly find school environments where children are unique, carrying an individuality that characterizes their culture of origin. Therefore, intercultural mediation is a strong ally for school spaces, as it encourages the creation of bonds between different cultures, blurring the differences that arise from it. In the light of this premise, the internship project untitled "A World Without Equals - Challenges of Intercultural Mediation" appeared from the Educational Mediation Master's Degree, from the Institute of Education, the University of Minho, which emerged from a personal ambition: to promote a better coexistence between people from different cultures. Therefore, the present research and intervention project aims to answer the following question: How does intercultural mediation contribute to the children of the 4th grade of basic education dealing with the cultural differences existing in the classroom? Children aged between nine and eleven years old attending the 4th grade at a school in Braga participated in the project. Data of the practice were collected through a semi-structured interview with the students at the beginning and at the end of the project, logbooks of the researcher, and analysis of the documents produced during the project. The content analysis of the collected data showed that the students involved have deepened their knowledge about the countries of their peers who were not born in Portugal. It was also observed the existence of some prejudices related to people from other countries, which decreased throughout this project, and an evolution in students' active listening skills, empathy, and respect for others.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80071
ISBN978-972-8952-76-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cunha, Vilaça, & Canelas (2021)_capítulo.pdfPotencialidades da Mediação Intercultural no 4º Ano do Ensino Básico864,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

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