Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/7989

TitleSexualidades e identidades: reflexões em torno de algumas questões de carácter epistemológico
Author(s)Brandão, Ana Maria
KeywordsIdentidade sexual
Homossexualidade
Nomialismo versus realismo
Issue date2000
PublisherAssociação Portuguesa de Sociologia (APS)
CitationCONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 4, Coimbra, 2000 - “Congresso Português de Sociologia : actas”. [S.l.: s.n. 2000].
Abstract(s)Contrariamente ao que acontece, de momento, em Portugal, tem-se assistido nalgumas sociedades ocidentais, em particular nos E.U.A. e na Grã-Bretanha, a uma proliferação de estudos sobre a sexualidade e, em particular, sobre a homossexualidade. O debate sobre a relação entre sexualidade e identidade apresenta dificuldades particulares de análise, começando pela própria definição do conceito de “identidade sexual”, ao qual subjazem algumas das problemáticas mais difíceis e virtualmente mais inacabadas da história da Sociologia: a da oposição entre abordagens de carácter nominalista e realista e a da relação entre natureza e cultura. Mas existe também um debate social e político mais vasto, implícito a esta problemática, que se entrecruza com a actuação dos movimentos defensores dos direitos dos homossexuais e dos seus opositores. A um primeiro nível parecem existir algumas posições de fundo inconciliáveis – é sobre esta assunção que pretendemos reflectir.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7989
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:DS/CICS - Comunicações em encontros nacionais/Papers at National Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sexualidades e Identidades.pdfDocumento principal46,59 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID