Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/79684

TitleConhecer a infância: os desenhos das crianças como produções simbólicas
Author(s)Sarmento, Manuel Jacinto
Editor(s)Martins Filho, Altino José
Prado, Patrícia D.
KeywordsInfância
Desenhos infantis
Estudos da criança
Issue date2011
PublisherAutores Associados
CitationSarmento, Manuel Jacinto (2011). “Conhecer a infância: os desenhos das crianças como produções simbólicas”, in A.J. Martins Filho & P.D. Prado (Org.), Das Pesquisas com Crianças à Complexidade da Infância. Campinas, Autores Associados (27-60).
Abstract(s)O desenho infantil insere-se entre as mais importantes formas de expressão simbólica das crianças. Desde logo, porque o desenho precede a comunicação escrita (na verdade, precede mesmo a comunicação oral, dado que os bebés rabiscam antes ainda de articularem as primeiras palavras). Depois, porque o desenho infantil, não sendo apenas a representação de uma realidade que lhe é exterior, transporta, no gesto que o inscreve, formas infantis de apreensão do mundo – no duplo sentido que esta expressão permite de “incorporação” pela criança da realidade externa e de “aprisionamento” do mundo pelo ato de inscrição - articuladas com as diferentes fases etárias e a diversidade cultural. Nesse sentido o desenho infantil comunica, e fá-lo dado que as imagens são evocativas e referenciais de modo distinto e para além do que a linguagem verbal pode fazer. Numa perspetiva sociológica, este capítulo procura analisar o desenho infantil nas suas vertentes epistemológicas e antropológicas, propondo elementos para a interpretação dos desenhos como produções simbólicas próprias das culturas infantis.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79684
ISBN978-85-7496-201-6
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sarmento 2011 Desenhos das crianças.pdf236,24 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID