Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79646
Título: | Poesia y ciudadanía en el aula de ELE |
Outro(s) título(s): | Poetry and citizenship in the SFL classroom Poesia e cidadania na sala de aula ELE |
Autor(es): | Carvalho, Vera Lúcia Moreira |
Orientador(es): | Núñez Sabarís, Xaquín |
Palavras-chave: | Poesía Literatura Pluriculturalidad Plurilingüe Mediación Poetry Literature Pluriculturalism Plurilingual Mediation Poesia Pluriculturalidade Plurilinguismo Mediação |
Data: | 11-Jul-2022 |
Resumo(s): | En este proyecto se presentan cinco unidades didácticas en las que, a través de poemas
contemporáneos españoles, se ofrece al alumnado una perspectiva diferente de la poesía, ya que
se aborda un trabajo con competencias comunicativas y generales, tales como la construcción
personal y de ciudadanía.
En los días de hoy aún se cuestiona cuál es la importancia y utilidad que la poesía puede tener
para nuestra vida. Más allá de que puede ser un refugio para quien la escribe y lee, la poesía
consiste en un “arma revolucionaria” capaz de cambiar enfoques y perspectivas sociales.
Teniendo en cuenta los propósitos del Plan Curricular del Instituto Cervantes, del alumno como un
agente social, se pretende que esta acción cooperativa que se sustancia en el aula de ELE se lleve
a cabo con textos poéticos y competencias específicas.
Cuando se habla de competencias, no solamente se habla de trabajar dominios lingüísticos como
la comprensión lectora o la expresión escrita, sino también de trabajar y desarrollar competencias
personales como, es el caso, de la empatía y del respecto por los asuntos de la actualidad,
expresados en cada uno de los poemas seleccionados en las unidades didácticas.
La poesía es, por lo tanto, un eficaz artefacto comunicativo en una concepción actual y renovada
de la enseñanza de ELE. This project aims to present five didactic units in which, through contemporary Spanish poems, where are offered a different perspective on poetry, while working with communicative and general competences, such as personal development and citizenship. Nowadays, the importance and usefulness that poetry can have for our lives is still being questioned. Beyond the fact that it can be a refuge for those who write and read it, poetry is a "revolutionary weapon" capable of changing approaches and social perspectives. Bearing in mind the aims of the Cervantes Institute's Curriculum Plan, of the student as a social agent, it is intended that this cooperative action that takes place in the SFL classroom should be carried out with poetic texts and specific competences. When it is referred competences, it is not only talking about working on linguistic domains such as reading comprehension or written expression, but also, beyond that, about working on and developing personal competences such as empathy and respect for current affairs, expressed in each of the poems selected in didactic units. Poetry is, therefore, an effective communicative artefact in a current and renewed conception of ELE teaching. Este projecto visa apresentar cinco unidades didácticas nas quais, através de poemas contemporâneos espanhóis, é oferecida aos estudantes uma perspectiva diferente sobre poesia, enquanto se trabalha com competências comunicativas e gerais, tais como o desenvolvimento pessoal e a cidadania. Hoje em dia, a importância e utilidade que a poesia pode ter para as nossas vidas continua a ser questionada. Para além do facto de poder ser um refúgio para quem a escreve e lê, a poesia é uma "arma revolucionária" capaz de mudar abordagens e perspectivas sociais. Tendo em conta os objectivos do Plano Curricular do Instituto Cervantes, do estudante como agente social, pretende-se que esta acção cooperativa que tem lugar na sala de aula do ELE seja levada a cabo com textos poéticos e competências específicas. Quando falamos de competências, não se trata apenas de trabalhar em domínioslinguísticos como a compreensão da leitura ou a expressão escrita, mas também, para além disso, de trabalhar e desenvolver competências pessoais como a empatia e o respeito pelos assuntos correntes, expressas em cada um dos poemas seleccionados em unidades didácticas. A poesia é, portanto, um artefacto comunicativo eficaz numa concepção actual e renovada do ensino do ELE. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Trabalho de projeto de mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79646 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vera Lucia Moreira Carvalho.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons